PSF: 30_06_2025
Confira o movimento das bolsas e do dólar no mercado internacional, e no Brasil (às 08h30 de Brasília).
Aversão ao risco volta a dominar os mercados globais nesta terça-feira, após o presidente Donald Trump intensificar as tensões comerciais com o envio de cartas a 14 países, ameaçando impor tarifas de 25% sobre uma série de produtos. Japão e Coreia do Sul foram os primeiros alvos, com Trump alertando que dobrará as tarifas em caso de retaliação. As novas medidas passam a valer a partir de 1º de agosto, data-limite também para outros parceiros evitarem a sobretaxa por meio de acordos bilaterais.
Ao longo da segunda-feira, Trump usou as redes sociais para divulgar as cartas enviadas a países como África do Sul, Indonésia, Tailândia e Camboja, além de sugerir que está aberto à negociação com aqueles que demonstrarem "boa-fé". Especulações sobre um possível acordo com a União Europeia impulsionam o euro na abertura.
Além disso, o presidente norte-americano voltou a atacar os Brics, ameaçando uma tarifa adicional de 10% a países que adotarem políticas “antiamericanas” alinhadas ao bloco, uma mensagem que pode respingar no Brasil.
A escalada nas tensões comerciais deve manter os mercados voláteis nesta semana, com atenção redobrada ao posicionamento das autoridades monetárias e aos desdobramentos geopolíticos.