Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Abertura Macro: tensões geopolíticas  

Por: Equipe Agrinvest
Artigo, Macro
Publicado em: 13/06/2025 09:05

Icone Icone Icone Icone

Confira o movimento das bolsas e do dólar no mercado internacional, e no Brasil (às 08h30 de Brasília).

  • STOXX600 (Europa): -0,73% @ 545,83 pontos
  • SP500 FUTURO (EUA): -1,00% @ 5.989,00 pontos
  • PETRÓLEO (NY): +8,27% @ 73,67 USD/barril
  • DXY (Dólar vs Cesta): +0,67% @ 98,56 pontos
  • CÂMBIO (GLOBEX – julho/25): +0,32% @ R$ 5,584
  • COMMODITIES: +1,30% @ 104,59 pontos

Os mercados globais amanhecem sob forte aversão ao risco, após Israel realizar ataques em larga escala contra instalações nucleares no Irã, desencadeando uma escalada nas tensões no Oriente Médio. O petróleo chegou a saltar quase 10% durante a madrugada, enquanto os futuros de NY operavam com fortes quedas. Em comunicado, o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que as operações "continuarão por quantos dias forem necessários", enquanto fontes do governo reforçam que "não se trata de uma ação pontual".

O aumento do risco geopolítico provoca uma corrida por ativos de proteção, com destaque para o fortalecimento do dólar, do iene japonês, dos Treasuries americanos e dos títulos soberanos do Japão. A Casa Branca informou que os EUA não estão envolvidos nos ataques, mas o tom no mercado é de cautela generalizada.

Na agenda econômica, o destaque internacional é a prévia de junho do índice de sentimento do consumidor de Michigan, termômetro relevante para as expectativas dos americanos. No Brasil, o foco recai sobre os dados de volume de serviços, que ganham ainda mais importância no contexto da crise institucional entre governo e Congresso, marcada por um confronto político cada vez mais aberto.


Não há comentários para exibir