O Irã lançou seis mísseis contra uma base dos EUA
Acompanhando o movimento global de depreciação da moeda norte-americana, o dólar comercial no Brasil opera em queda consistente nessa quinta-feira. Diante desse movimento, ele passa a testar o rompimento do forte suporte de R$ 5,60 e opera agora levemente abaixo desse nível.
A queda global do dólar hoje reflete dados mais fracos da maior economia do mundo. Mais cedo, foi divulgado os dados de novos pedidos de auxílio desemprego referente a semana passada. No período foi reportado 247 mil novas solicitações, superando as estimativas do mercado (236 mil) e do divulgado na semana passada (239 mil).
O número sugere um enfraquecimento do mercado de trabalho nos EUA, sugerindo espaço para o Fed cortar os juros norte-americanos ao longo do segundo semestre desse ano. Esse número se soma ao ADP Employment de maio divulgado ontem, que também frustrou as expectativas, com a criação de apenas 37 mil novas vagas no setor privado, ante projeção de 111 mil e de 60 mil no mês anterior.
Diante desse quadro de expectativa de afrouxamento monetário na terra do tio Sam, o dólar perde valor ao redor do mundo, com o IDX (contra cesta de moedas de países desenvolvidos) recuando nesse momento 0,42%, cotado a 98,325, menor nível desde 21 de abril desse ano e próximo das mínimas de mais de três anos.
A queda do dólar também ocorre frente as moedas emergentes pares do real. O Peso Mexicano sobe 0,2% frente a divisa norte-americana, o rand da África do Sul valoriza 0,8%, o dólar neozelandês tem alta de 0,78%.
Portanto, o movimento de queda do dólar comercial no Brasil é influenciado pelo movimento global da moeda norte-americana.
Mercado espera agora pelo dado do Payroll nos EUA a ser divulgado amanhã e que é o mais relevante indicador econômico dessa semana. Se os dados do Payroll forem na mesma direção de enfraquecimento do mercado de trabalho como o ADP Employment e novos pedidos de auxílio desemprego, o dólar vai perder mais valor.
Do ponto de vista técnico, vale lembrar que o rompimento do suporte em R$ 5,60 só será confirmado se encerrar por dois dias seguidos abaixo desse patamar. Ou seja, precisa fechar hoje e amanhã abaixo desse nível. Atenção ao fechamento do dia!