Áudio da manhã do mercado físico
Futuros do trigo operam em forte alta hoje na CBOT e Euronext. Milho e soja acabam subindo na carona.
No fim de semana, geadas atingiram áreas de trigo de primavera na Rússia, com perdas estimadas em 100 mil hectares. Na madrugada de ontem e hoje, novas geadas ocorreram no Sul do país, elevando a necessidade de replantio e risco de redução de área para a safra 2025/26.
O ponto de atenção é a forte queda nos estoques de passagem da última temporada. A Rosstat registrou 20,3 milhões de toneladas de trigo em 1º de abril contra 27,5 milhões no mesmo período do ano passado. A maior queda foi registrada na região Sul, principal polo exportador, com retração de 49% em relação a 2024.
A combinação de estoques de passagem menores e risco de novos cortes na produção da Rússia para a temporada 2025/26 pode reduzir o volume de exportação de trigo. Em sua primeira estimativa, o USDA projetou um saldo exportável de 45 milhões de toneladas. Consultorias da região do Mar Negro falam em 39-42 milhões. Caso as geadas recentes comprometam a produção, o volume de exportação está passível de novos cortes. É isso que acaba sustentando a valorização do cereal.