PSF: 05_05_2025
A terça-feira é marcada por forte queda nos futuros dos grãos na CBOT. A pressão vem pelo rápido avanço no plantio da safra 2025/26 nos EUA e boas condições climáticas pelos próximos dias.
- O plantio do milho avançou para 62% até 11 de maio, 15 p.p. à frente do ano passado e 6 p.p. acima da média de 5 anos. As lavouras em emergência alcançaram 28%, acima da média histórica de 21%.
- Para a soja, o plantio alcançou 48%, 14 p.p. à frente do ano passado e 11 p.p. acima da média. As lavouras em emergência chegaram a 17%, também acima da média de 11%.
- Houve melhora nas condições das lavouras de trigo de inverno em 3 p.p., com 54% das áreas classificadas entre b+e. O rápido avanço no plantio e desenvolvimento do trigo de primavera, também coloca pressão adicional.
O bom ritmo de plantio e condições climáticas mais favoráveis, exceto nas planícies, acabam aumentando as chances de uma grande safra de grãos americanos para 2025/26. Vale lembrar, porém, que diferente do milho e trigo, que apresentam aumento nas estimativas de produção dos EUA, a oferta de soja deverá ser menor – dada a redução de área cultivada na nova temporada. Com o aumento na demanda interna, impulsionado pelo crescimento do crush em 2 milhões de toneladas, não há espaço para quebra da safra de soja nos EUA.
Saiba mais em:
Artigo: O papel da Rússia e China no mercado global de trigo para 2025/26