movimentos no mercado global de fertilizantes.....
Os futuros do trigo operam em forte alta na CBOT, impulsionados pela valorização do trigo europeu. A valorização do trigo, acaba puxando milho e soja na carona.
O movimento de alta é sustentado pelas preocupações com o clima na Europa e região do Mar Negro, principalmente o risco de geadas tardias que ameaçam as lavouras.
Nos últimos dias, choveu pouco em importantes regiões produtoras da União Europeia. Além disso, há alertas de geadas, elevando o risco de perdas para a safra 2025/26. O mercado reage à possibilidade de quebra no potencial produtivo do trigo europeu, justamente em um cenário de aperto nos estoques globais. Na temporada anterior, a UE já havia sofrido quebra na produção, causada por excesso de chuvas que prejudicaram a qualidade e a produtividade do trigo, especialmente na França e Alemanha. Agora, a combinação de chuvas abaixo da média nas últimas semanas com o risco climático de frio intenso deixa o mercado ainda mais volátil, abrindo espaço para movimentos de alta caso os danos se confirmem.
Preocupação também para baixas temperaturas em importantes áreas produtoras da Rússia e Ucrânia. A Ucrânia vem sofrendo com a seca, o que vem atrapalhando o plantio do milho e desenvolvimento do trigo de inverno. Algumas áreas já penalizadas por estresse hídrico, agora podem sofrer com geadas tardias, acentuando preocupações com perda no potencial produtivo. Algumas geadas já ocorreram nesta madrugada, sendo confirmadas na Ucrânia e áreas ao norte e leste da Europa. Porém, os danos ainda estão sendo mensurados.
Nos Estados Unidos, uma massa de ar polar também preocupa. Alertas de geada foram emitidos para algumas áreas de Nebraska e Kansas. As temperaturas podem chegar a 3°C, o que pode resultar na formação de geada, dependendo da intensidade do resfriamento. A formação de geada poderá afetar áreas mais baixas, prejudicando lavouras em desenvolvimento. Há ainda, alertas para tempestades de forte intensidade atingindo o leste de Oklahoma e o noroeste do Arkansas nesta sexta-feira, com riscos de enchentes, granizo e ventos intensos, colocando em risco as culturas já implantadas, especialmente o trigo de inverno.