PSF: 05_05_2025
Confira o movimento das bolsas e do dólar no mercado internacional, e no Brasil (às 08h30 de Brasília).
O presidente dos EUA, Donald Trump, reafirmou sua intenção de aplicar tarifas sobre celulares, computadores e outros eletrônicos populares, minimizando a isenção anunciada no fim de semana como apenas uma etapa técnica dentro de seu plano mais amplo de reformular o comércio americano.
Na sexta-feira à noite, a administração norte-americana anunciou uma isenção temporária de tarifas de 125% sobre produtos eletrônicos importados da China e de 10% para outros países. No entanto, segundo Trump, esses itens estão apenas sendo realocados para uma “nova categoria tarifária”. Ele destacou no domingo, após um jogo de golfe, que o governo deve “avaliar toda a cadeia de suprimentos de semicondutores e eletrônicos”, com uma definição sobre as novas tarifas prevista ainda para esta semana.
Em resposta, o Ministério do Comércio da China declarou que essa medida americana representa apenas um “pequeno passo” na correção de ações unilaterais e pediu que os EUA adotem uma postura de diálogo baseado em respeito mútuo para resolver as diferenças comerciais.