PSF: 24_03_2025
Macro: O dólar opera em leve alta nesta quarta-feira. O movimento é de cautela ao redor do globo. Hoje é o aguardado “dia de liberdade” de Trump, com o anúncio oficial das tarifas comerciais. Após meses de especulação, será definido se as medidas serão amplas ou setoriais, e quais países serão atingidos. O anúncio ocorre às 16h (horário de Brasília), direto da Casa Branca. O mercado opera de forma defensiva, com valorização do ouro e queda nas bolsas. A expectativa é grande devido ao potencial impacto global das decisões.
CBOT
Soja: O óleo de soja dá continuidade ao movimento de alta do dia anterior. Porém, hoje a soja não acompanha o biocombustível e opera com perdas moderadas, com o mercado aguardando anúncio oficial das tarifas comerciais. Por aqui, os prêmios da soja seguem em queda, com negócios no maio e junho até 50 centavos abaixo das máximas recentes. A pressão atual nos prêmios pode estar ligada à liquidação de posições long dos exportadores, especialmente no contrato de maio.
Saiba mais em:
Opinião: O que esperar dos prêmios da soja para o 2º semestre
Mercados na Ásia: A volatilidade do óleo de soja
Milho: O milho também opera em campos negativos, diante do temor que os grãos americanos apresentem queda na demanda pelos países afetados pelas tarifas. Apesar disso, o milho dos EUA é o mais competitivo e mais ofertado no momento. A oferta de milho brasileiro deverá entrar mais tarde este ano e a Argentina segue com farmer selling bastante lento.
Saiba mais em:
B3
Milho: Dia de queda também para o milho na B3. Nos últimos dias, os futuros do milho vêm registrando um movimento de correção na Bolsa Brasileira, com o mercado acompanhando de perto a entrada da oferta do milho safra de verão, a saída de alguns compradores do mercado e a possibilidade de conversão de alguns lotes das tradings direcionados à exportação, para o mercado local. Contudo, a oferta ainda segue bastante equilibrada pelo lado vendedor. Preocupações com o clima mais seco a partir da segunda quinzena de abril, também dão suporte ao ativo.
Saiba mais em:
De Olho no Milho: Rápido comentário sobre o mercado brasileiro de milho
Clima: Os próximos 15 dias devem ter boa distribuição de chuvas no Brasil, segundo modelos americano e europeu. No Sudeste, especialmente em Minas Gerais e leste de Goiás, o tempo segue mais seco nos próximos cinco dias. No Norte, a umidade continua elevada pela atuação da ZCIT. No Sul, uma frente fria avança com chuvas sobre PR, SC e RS, ganhando força a partir desta quarta. A partir de 04 de abril, as chuvas migram para o Sudeste e Centro, enquanto uma massa de ar polar deixa o tempo seco e esfria o Sul.
Saiba mais em: