PSF: 24_03_2025
Confira o movimento das bolsas e do dólar no mercado internacional, e no Brasil (às 08h30 de Brasília).
Os mercados iniciam o dia em território negativo, com os investidores buscando proteção em ouro e títulos do Tesouro americano, à medida que se aproxima o prazo imposto pelo presidente Donald Trump para uma nova rodada de tarifas comerciais globais.
Os governos ao redor do mundo se preparam para a nova ofensiva tarifária de Trump, que afirmou que ela começará em 2 de abril e atingirá “todos os países”. Embora ainda não haja detalhes sobre quais setores serão impactados, a expectativa é de que essas tarifas se somem às já aplicadas sobre aço, alumínio e automóveis.
Diante desse cenário, gestores de fundos estão reduzindo suas posições em ações e aumentando a exposição a ativos de proteção, como renda fixa, antecipando que a escalada nas tensões comerciais pode forçar o Fed e o BCE a acelerar cortes nas taxas de juros.
No Brasil, além do cenário externo desafiador, o foco dos mercados recai sobre a formação da PTAX de fim de mês. A taxa, calculada pelo Banco Central com base nas cotações de compra e venda do dólar ao longo do dia, serve de referência para liquidação de contratos cambiais e derivativos. Em dias de estresse no câmbio, como hoje, o processo de formação da PTAX pode intensificar a volatilidade, com movimentos técnicos e posicionamentos defensivos por parte dos players do mercado.