PSF: 24_03_2025
Macro: O dólar opera em alta nesta sexta-feira, enquanto as bolsas globais têm queda, refletindo o clima de cautela antes da divulgação do índice de inflação PCE, principal termômetro do FED. A expectativa é de alta de 0,3% em fevereiro. O ouro renovou recorde histórico, buscando proteção em meio às incertezas. As tensões aumentam com novas ameaças de tarifas por parte de Trump, previstas para a próxima semana. Investidores adotam postura mais defensiva, diante do impacto negativo das tarifas na economia global.
CBOT
Soja: A soja reverteu o movimento de queda que vinha registrando pela manhã, impulsionada pela valorização do óleo de soja. Na semana, o óleo americano protagoniza a maior alta entre as commodities, sustentado pela boa demanda de exportação nos EUA e expectativa de corte na área de soja americana para 2025/26. O relatório de intenções de plantio será divulgado na próxima segunda (31), e deve trazer aumento na área de milho em detrimento da soja.
Saiba mais em:
Estimativas para os relatórios de intenção de plantio e estoques trimestrais – USDA
Milho e Trigo: Os futuros do trigo e milho acumulam desvalorização na semana. O trigo é pressionado pela possível retomada de um acordo de paz no Mar Negro e pela melhora nas condições climáticas nos EUA e Rússia. Apesar do aperto atual nos estoques russos, a proximidade da colheita da safra 25/26 deve trazer mais oferta ao mercado. As vendas semanais fracas do trigo americano e o risco de novas tarifas por Trump também pesaram. No milho, apesar da competitividade dos EUA, a queda do trigo e a expectativa de aumento de área plantada nos EUA afetaram os preços.
Saiba mais em:
🚨 ALERTA 1: Semana de forte queda para o milho e o trigo na CBOT
B3
Milho: O milho caminha para finalizar a semana em queda na B3. Por outro lado, o milho safrinha segue com níveis elevados para exportação, apesar da queda do câmbio e de Chicago. Isso ocorre, porque o preço em reais por saca se manteve firme ou até subiu em algumas regiões. Esse quadro elevou o basis e o custo de originação, dificultando a margem do exportador. A diferença entre o custo de exportação e o mercado interno abriu espaço para reversão de lotes, sendo redirecionados para o mercado doméstico.
Saiba mais em:
🚨 Alerta Impacto: A conta da reversão do milho safrinha para o MI está boa
Clima: Um novo sistema de umidade se forma nesta sexta-feira na Argentina, trazendo chuvas para o Sul do Brasil, MS e Paraguai. No fim de semana, as precipitações avançam para a faixa central do Brasil, mantendo o padrão úmido. No início da próxima semana, uma nova frente fria entra pelo Sul, mas se desloca rapidamente. A formação de uma massa de ar polar por volta de 4 de abril empurra a umidade para o centro-norte. Com isso, o Sul do país terá tempo mais firme e queda nas temperaturas.
Saiba mais em: