Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Agrochina: Queda dos estoques de soja na China - atualização

Por: Eduardo Vanin
Artigo, Soja
Publicado em: 17/03/2025 10:32

O farelo na China subiu de elevador nas últimas dias. Os estoques de farelo das indústrias de ração e produtores de suíno estavam baixos. Todos confiantes nos embarques no Brasil e na cobertura das processadoras – soja comprada para embarques de fevereiro a agosto.

O sentimento mudou rapidamente quando o Brasil começou a atrasar a colheita, o que se juntou às poucas compras nos EUA para a janela dezembro-janeiro – risco Trump.

O fato é que a China carregou apenas 14,5 milhões de toneladas de soja nesse ano, somando o Brasil e os EUA. Desse total, 4 milhões é soja americana, soja para reservas – não vai para o crush comercial.

A escassez de farelo na China vai piorar. Na semana passada a China impôs 100% de tarifas sobre o óleo de canola do Canadá e farelos. Falam em 15% sobre a canola em grão nos próximos dias – o processo está rolando na OMC.

A China importa mais de 5 milhões de toneladas de canola grão e 3 milhões de farelo, grande parte do Canadá. O farelo de colza na ZCE está perto das máximas e a canola na ICE perto das mínimas.

Deseja ler esta notícia completa?

Clique nos botões abaixo para conectar-se