PSF: 24_03_2025
O USDA não tem feito um bom trabalho. Tem demorado muito para assumir mudanças de mercado, principalmente no milho e no óleo de soja.
Algumas mudanças importantes:
- O milho americano vai ser a principal origem até julho-agosto. O Brasil não terá um grande programa para julho. A Argentina precisa vir para o jogo, mas por enquanto o farmer selling segue lento. O milho Argentino segue caro.
- Consumo de milho no Brasil. O USDA demorou muito para reconhecer o tamanho da demanda interna, mantendo o tamanho do programa de exportação muito alto, reduzindo o potencial do programa americano.
- O óleo americano está muito barato nos níveis atuais. Está vendendo muito mais do que o USDA imaginava. O commitment já está acima novamente de sua estimativa de 820 mil toneladas. É uma questão de preço. Basta olhar para o Fob e para a relação com o óleo de palma.
- Na soja o programa está em um ritmo bom. A China continua presente, mas o USDA não está trazendo os flashs diários. O atraso no Brasil e a redução das compras para embarque dezembro e janeiro são os motivos.
O relatório de estoques trimestrais vai mostrar um mercado bem mais apertado que o USDA vem trazendo.