PSF: 24_03_2025
Confira o movimento das bolsas e do dólar no mercado internacional, e no Brasil (às 08h30 de Brasília).
A quarta-feira nos atualizará os números de inflação aqui no Brasil e nos EUA. Para nosso IPCA a expectativa é de forte aceleração já para o CPI norte-americano de desaceleração.
O CPI núcleo, que retira da cesta produtos voláteis como alimentação e combustíveis, o mercado tem expectativa de desaceleração de 0,4% para 0,3% na leitura de fevereiro contra janeiro, o que deve levar o anualizado para 3,2% contra 3,3% na leitura anterior. O FED tem como meta 2% para esse indicador, ainda muito longe, e por isso o mercado descarta grandes cortes na taxa de juros na terra do Tio Sam durante 2025.
Já para nosso IPCA o sentimento é oposto, uma forte aceleração. A leitura de janeiro segundo o IBGE foi uma das menores da série histórica, vindo com 0,16% de alta, porém, para fevereiro a expectativa é de forte aceleração de 1,31%, o que deve jogar o IPCA anualizado para 5,06% contra 4,56% na leitura de janeiro. Inflação acelerando o movimento da SELIC deve continuar de alta. O COPOM deve já na semana que vem elevar em 100bps, jogando a taxa para 14,25%. A inflação forte deve colocar pressão na instituição monetária para as próximas reuniões, exigindo mais altas.