PSF: 05_05_2025
Futuros da soja e milho subindo na CBOT. A sustentação vem por um dólar mais fraco, adiamento das tarifas de Trump com Canadá e México e problemas com a logística no Brasil.
Nenhum tarifa sobre o México nos bens dentro da USMCA, trazendo alívio para o mercado. Tarifas sobre o México adiadas para 2 de abril.
Acidente em Barcarena. ADM e Viterra foram afetadas e solicitaram a suspensão dos embarques. As demais operações seguem normalmente. Ainda não há detalhes sobre o tempo necessário para o reparo.
Atualmente, as operações continuam sendo realizadas por transbordo utilizando guindaste flutuante, o que reduziu a taxa de carregamento de aproximadamente 2.000 toneladas por hora para cerca de 500 toneladas por hora.
Saiba mais em: Opinião: O programa de exportação da soja ainda está lento
Além disso, o Governo Brasileiro deve anunciar na parte da tarde, medidas com objetivo de baratear o custo dos alimentos no Brasil. O presidente Lula se reunirá com sua equipe às 14h30 e, logo após, apresentará as decisões ao setor alimentício antes do anúncio oficial.
No mercado, há especulações sobre possíveis ações, como cotas de exportação e isenção de impostos de importação, mas nada foi confirmado. A proposta de tributar exportações foi rejeitada pelo Ministério da Fazenda e por Fávaro. Caso o governo adote medidas heterodoxas, a reação do mercado pode ser negativa. Lá fora, o mercado acredita que isso pode causar queda nas exportações brasileiras, o que puxa Chicago para cima.
Saiba mais em: 🗒️ Nota 02: O Governo irá anunciar hoje medidas sobre os alimentos