PSF: 05_05_2025
Confira o movimento das bolsas e do dólar no mercado internacional, e no Brasil (às 08h30 de Brasília).
O mercado repercute nessa quarta-feira as novas ameaças de tarifação de Donald Trump. Na noite de ontem ele citou a possibilidade de tarifas de 25% sobre automóveis, semicondutores e remédios. Em seu discurso Trump ainda disse que em breve irá anunciar o retorno de grandes empresas para os EUA.
Mas como ainda estão no campo das ameaças, na tentativa de trazer para a mesa de negociação todas as economias globais o mercado reage com cautela moderada, com queda leva para a maioria das bolsas globais. Vale relembrar que teremos as tarifas de “justiça e reciprocidade” a partir de abril, essas contemplam todos os produtos e economias do globo.
Outro ponto de volatilidade da semana vem da Europa, no final de semana teremos eleições na Alemanha, com a possibilidade da guinada para a direita concreta pelo motor da zona no Euro. Como a mudança seria de praticamente 180º, o mercado toma um tom cauteloso para as bolsas do velho continente.
Na cena local, não temos indicadores relevantes, por isso mercado deve ficar atento ao comportamento externo e nos ruídos vindos de Brasília.