PSF: 16_12_2024
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 26/12/2024 07:13
Destaques:
Destaques do feriado: clima na América do Sul e cotações do real na Ásia. Ontem o Governo chamou o Google para explicar as cotações de 6.73. O Google informou que as cotações são de provedores, sites independentes. Todos de olho na abertura do câmbio às 9h. Temos um clima na América do Sul que começa a ficar cada vez com cara de La Niña - mais quente e mais seco, especialmente na Argentina, sul do Paraguai e na parte central e sul do Rio Grande do Sul.
O milho em Chicago é o principal beneficiado dessa história. Além dos riscos de produção na América do Sul, os programas de exportação são menores. O programa de exportação brasileiro praticamente terminou, os prêmios na Argentina encontraram um piso e na Ucrânia as ofertas subiram, mesmo com fretes para a Ásia e Norte da África mais baratos. O mercado vai ter que continuar se cobrindo com milho americano.
Falando de demanda, as ações de restaurantes estão subindo forte hoje na China. O governo chinês anunciou um novo programa de troca de carros e eletros. As pessoas poderão trocar seu carro antigo com desconto. As empresas também poderão renovar equipamentos.
Rápidas: Volta do feriado. Bolsas na Ásia em alta. Destaque para China – nessa semana o governo chinês anunciou emissão de 3 trilhões de iuan em títulos para financiar o consumo e investimento. IDX a 108.2 pontos (máxima de 2022) – king dollar; ouro de lado e petróleo subindo 0,6% a $70.4; futuros agrícolas em Dalian em alta – destaque para os óleos (a China vai tornar oficial as tarifas antidumping sobre a canola do Canadá). Óleo de palma em queda de 0.3%. Clima seco na Argentina e Sul do Brasil para 15 dias. O La Niña está se fortalecendo.