PSF: 14_07_2025
Confira o movimento das bolsas e do dólar no mercado internacional, e no Brasil (às 08h30 de Brasília).
A sexta-feira nos traz o ápice da agenda econômica da semana os dados do Payroll que consolidam o número de vagas de trabalho criadas, a taxa de desemprego e o ganho salarial do trabalhador norte americano. O payroll é um dos principais indicadores que o FED utiliza composição de sua política monetária, e o mercado utiliza para afinar suas apostas e portfólios antes da decisão de juros da instituição que será na semana que vem. O número hoje sai as 10h30 de Brasília.
Outro ponto de volatilidade do dia é o petróleo que trabalha em queda mesmo com a OPEP mantendo seu corte de produção pelo que tudo indica até maio. O cartel vem cortando forte sua produção na tentativa de reviver os preços do ouro negro, e a manutenção nos cortes de produção toma um tom negativo pois mostra que a demanda internacional permanece muita fraca.
Por aqui, o mercado segue atento a cena fiscal, falas de membros do governo e da equipe econômica além das casas legislativas devem continuar deixando nossos ativos extremamente voláteis. Hoje, tivemos a divulgação do IGP-DI que subiu +1,18% em novembro, após um avanço de 1,54% em outubro. No acumulado de 12 meses o indicador mostra alta de 6,62%, mostrando que os efeitos do câmbio alto já começam a aparecer na economia.
“O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getulio Vargas (FGV), é um indicador do movimento de preços que há mais de seis décadas serve às comunidades econômicas nacional e internacional como termômetro de inflação no Brasil.”