PSF: 16_12_2024
Confira o movimento das bolsas e do dólar no mercado internacional, e no Brasil (às 08h30 de Brasília).
As bolsas americanas continuam a renovar recordes, impulsionadas pela expectativa em torno do governo Trump. As promessas de redução de impostos nos EUA e de tarifas sobre mercados externos têm levado as empresas americanas a atingir níveis históricos nos últimos dias. Os principais indicadores acionários, como o S&P 500, o Nasdaq e o Dow Jones, bateram novos recordes ontem, acompanhados pela valorização do Bitcoin.
Enquanto isso, a Europa enfrenta um cenário adverso. Empresas reportam resultados fracos, há previsões de demissões em massa, e instabilidades políticas continuam a abalar o continente. No mês passado, o governo de coalizão na Alemanha desmoronou, e ontem o primeiro-ministro francês sofreu uma derrota significativa no parlamento, o que deve resultar em sua renúncia nesta quinta-feira. O ano caminha para o fim, mas ainda reserva muita volatilidade.
No Brasil, o mercado segue atento ao cenário fiscal. Na noite de ontem, o Congresso aprovou o regime de urgência para a tramitação do pacote de gastos do governo. O texto tem sido enviado de forma fragmentada às casas legislativas. Apesar disso, o Congresso tem contribuído para corrigir as inconsistências geradas pelo próprio governo, acelerando a aprovação das medidas de corte e postergando a discussão sobre a reforma das regras do Imposto de Renda para 2025.