PSF: 25_11_2024
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 02/12/2024 07:18
Destaques:
Dalian começa a semana em queda. Soja importada, farelo, milho e os contratos do suíno. Clima na América do Sul indo bem, a desvalorização do real e a espiral deflacionária na China são os motivos. A Bolsa de Cereales disse na semana passada que a soja está indo bem e no Brasil temos volta das chuvas para o Paraná e Mato Grosso do Sul. Para a parte mais central e Norte do Brasil, as previsões mostram redução de chuvas, o que nesse momento é bom.
O farmer selling no Brasil na semana passada foi fraco, apesar da forte alta do câmbio. O produtor brasileiro está mais parecido com o argentino, segurando o grão para dias bicudos. O câmbio bateu 6,12 na máxima da 6ª-feira e acima de 6,3 para a safra. Mesmo assim, o farmer selling da soja foi de apenas 1,1 milhão na semana. O FS de novembro ficou em 5,2 milhões de toneladas somando ambas as safras, contra 9,7 milhões em outubro.
Rápidas: Bolsas americanas caindo; Europa caindo e Ásia subindo – títulos da França pagando mais que da Grécia pela 1ª vez na história (déficit fiscal da França sem teto); CSI300 inicia a semana em alta de 0,8% - PMI´s vieram ruins (quanto pior, melhor); ouro caindo 0,8% e petróleo subindo 0,8% a $68.6 – os EUA irão tarifar o petróleo do Canadá e do México? Canadá vai reforçar a fronteira; Bitcoin caindo 2,3% abaixo dos $95 mil; futuros agrícolas em Dalian em queda – a exceção é o óleo de palma (excesso de chuva na Malásia, mas redução das chuvas na Indonésia); óleo de soja americano está barato; Chuvas na Argentina e Sul do Brasil; plantio de soja na Argentina em 44% e milho em 41% - condições são muito boas (BAGE);