PSF: 16_12_2024
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 26/11/2024 07:16
Destaques:
A semana começa com promessas do Trump de tarifas sobre o Canadá, México e China. O motivo é a falta de controle nas fronteiras. Trump está falando de drogas como o Fentanil. Para o México e Canadá 25% de tarifas sobre todos os produtos e 10% adicionais sobre os produtos chineses. Trump falou que será uma das suas primeiras ordens executivas. Por enquanto sem muitas repercussões sobre os preços – soja chegou a cair 5 centavos na mínima do noturno.
A semana começou lenta. O farmer selling de soja no Brasil continua muito lento. Na semana do dia 15 desse mês o FS fechou com 900 mil toneladas (30/70, safra velha e safra nova). Na semana passada 500 mil toneladas (30/70) e nessa semana começou novamente lenta – ontem apenas 150 mil toneladas. O mês de novembro é um dos mais lentos em muito tempo.
A China comprou 38 barcos na semana passada, sendo 16 nos EUA e 22 no Brasil. Falando com crushers na China, a ideia geral é de redução do crush para fevereiro e março, soja que vai ser embarcada em dezembro e janeiro. Isso quer dizer que as compras para dez-jan serão menores do que o imaginado. Antes da vitória de Trump, a estimativa geral era de compras de 11-12 milhões para essa janela.
Rápidas: Bolsas americanas de lado; bolsas na Ásia e Europa em queda – Trump falou ontem em tarifas sobre o Canadá, China e México. CSI300 em queda de 0,2% - bancos revisando para cima o déficit fiscal (o Governo Central terá que aumentar os incentivos); ouro estável e petróleo subindo 0,67% a $69.40; Bitcoin caindo depois de chegar perto dos $100 mil; futuros do farelo de soja e dos óleos em Dalian subindo – provável redução de compras de soja; Rússia falando em aumentar mais uma vez a tarifa de exportação sobre o óleo de girassol – quebra de safra; Previsão do retorno das chuvas para o PR e MS para essa semana; Argentina continua recebendo boas chuvas.