Panorama Semanal dos Fertilizantes
Os futuros do trigo operam em alta por mais uma sessão na Bolsa de Chicago, sustentados pela intensificação do conflito geopolítico no Black Sea. Petróleo e ouro também continuam subindo. O “Kit Guerra” está em alta, com destaque para o trigo, devido às incertezas em relação à oferta do cereal na região do Mar Negro.
No último final de semana, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou a Ucrânia a utilizar mísseis de longo alcance para atacar a Rússia. Ontem (18), a Rússia lançou um ataque aéreo massivo sobre o território ucraniano como medida de retaliação à intervenção dos EUA no conflito. Hoje, foi a vez da Ucrânia realizar ataques contra o território russo, com o lançamento de seis mísseis ATACMS fornecidos pelos EUA. Cinco mísseis foram abatidos e um acabou se destruindo no ar.
O ponto crucial é que Vladimir Putin assinou um decreto flexibilizando o uso de armas nucleares. A intensificação do conflito pode refletir em aumento dos custos com frete marítimo, seguro e impactos negativos para o escoamento de grãos na região do Black Sea. No caso do trigo, essa demanda poderia migrar para os EUA. Considerando que o trigo americano é hoje a origem mais barata depois do trigo do BS, isso estabeleceria um novo piso para o cereal.