Panorama Semanal dos Fertilizantes
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 14/11/2024 07:18
Destaques:
As novas nomeações de Trump vão deixando cada vez mais claro sua linha de administração. Nessa semana começaram suas nomeações para assuntos de segurança. Pontos críticos: Nomeou Marco Rubio para Secretário do Estado. Ele é ativista nas questões humanitárias dos Uyghurs e a liberdade de Hong Kong, assuntos críticos para China. Esse cara diz para todos que querem ouvir, “a China é o inimigo”. Rubio é crítico do governo Biden, dizendo que a pegada com a China foi muito conciliatória. Trump nomeou Mike Waltz para segurança Nacional.
O flat price do farelo de soja continua caindo – está na mínima de 4 anos. Prêmios no Brasil começaram a acompanhar a pressão de venda na Argentina. Os prêmios no Golfo também estão mais fracos. O nível de negócios no dezembro na Argentina está em +4z. O paper em Paranaguá ontem encerrou o dia com ofertas a +8z e comprador a +5z. Nessa semana tivemos negócios no dezembro em Paranaguá a +8z e janeiro a +10f.
A China comprou mais alguns navios no Golfo nessa semana para embarque janeiro – Sinograin. Comentários de que o nessa noite o bid da Sino foi muito baixo – não saiu negócio. Somente a Sino no Golfo para embarque janeiro, o que não faz muito volume. As vendas semanais nos EUA vão começar a perder força, um sinal negativo para a demanda.
Rápidas: Bolsas americanas de lado. Na Ásia o CSI300 caiu forte (-1,7%); Trump chamou para seu time Marco Rubio, forte crítico da China; IDX bateu máxima do ano ontem – moedas na Ásia caindo, principalmente o iene e o iuan – o câmbio na China está em 7,22, máxima de 3 meses – antes dos pacotes de estímulos; Bitcoin bateu máxima histórica acima de $87 mil; petróleo de lado abaixo do $68,3; futuros agrícolas em Dalian em forte queda, em especial os óleos e o farelo; Clima na América do Sul segue muito favorável. Clima melhor para as regiões produtoras de trigo de inverno, em especial Rússia.