PSF: 25_11_2024
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 13/11/2024 07:17
Destaques:
Para ajudar os alunos do FTA e do MBA Grain Merchandising Brazil, criei essa versão com alguns comentários na parte conceitual.
Na 2ª-feira comentei sobre a visão do cara do hedge fund: “a única certeza é que todos os preços estão errados”. O cara está completamente certo. Ontem os futuros do óleo de soja caíram como uma pedra, mais de 4%. Motivo: Trump nomeou Lee Zeldin como o cara do EPA, a agência ambiental, o órgão que mais trouxe volatilidade para o óleo de soja nos últimos anos. Diria que agora a EPA vai turbinar a volatilidade e a incerteza em relação aos preços.
O mercado ontem foi novamente baixista para o farelo de soja. Na 2ª-feira a Argentina negociou a +4z para embarque dezembro. Ontem o Brasil acompanhou esse movimento de queda. Tivemos negócios no dezembro em Paranaguá a +8z e janeiro a +10f. Níveis bem baixos, mesmo com o Chicago caindo muito nas últimas semanas. A Argentina continua esmagando acima do esperado. O Farmer selling na semana passada foi de mais de 1 milhão de toneladas, melhor semana desde setembro. Primeiramente para fazer caixa, agora com o plantio avançando mais rápido, e também a queda do spread entre o câmbio de exportação e o câmbio oficial. Inflação na Argentina está caindo mais do que o esperado, o que reforça a possibilidade de unificação do câmbio.
O mercado do milho Fob no Brasil está “morto”. Corretores comentam – Argentina e Ucrânia mais baratos, além do milho americano dominando os tenders (licitação de compra de milho). Os prêmios aqui estão caindo para embarque dezembro, tentando capturar alguma demanda. Deve haver uns 10 navios à venda para dezembro e janeiro. Os prêmios já cederam 10 centavos.
Rápidas: Bolsas americanas em leve queda. Na Ásia o CSI300 encerrou em alta de 0,6%; IDX bateu máxima do ano ontem – moedas na Ásia caindo, principalmente o iene e o iuan – o câmbio na China está em 7,22, máxima de 3 meses – antes dos pacotes de estímulos; Bitcoin bateu máxima histórica acima de $87 mil; petróleo de lado abaixo do $69; futuros agrícolas em Dalian em forte queda, em especial os óleos; Clima na América do Sul segue muito favorável. Clima melhor para as regiões produtoras de trigo de inverno, em especial Rússia.