PSF: 25_11_2024
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 07/11/2024 07:24
Destaques:
Para ajudar os alunos do FTA e do MBA Grain Merchandising Brazil, criei essa versão com alguns comentários na parte conceitual.
Bolsas na China subindo forte. Ações de consumo na dianteira. Destaque para ações de produtores de óleos e restaurantes, mais de 10% de alta. Xi Jinping em menos de 24 horas depois da vitória de Trump, deu parabéns a ele e toda a equipe, e a mensagem foi que China e Estados Unidos podem encontrar um meio-termo onde a relação seja ganho-ganha, bem diferente de quando o Biden ganhou - Xi deu parabéns ao Biden 20 dias depois da sua vitória, após a confirmação de todos os departamentos e órgãos americanos.
Hoje nós temos o mercado de soja em alta novamente. Ontem o movimento foi bastante agressivo – o março tem alta de 30 centavos da mínima de ontem para a máxima de hoje. Óleo de soja puxando a soja, essa é a história – alta de mais de 3% ontem, máxima de 3 meses. O mercado assume que agora o Trump vai trazer mudanças nos incentivos aos produtores de bios, corrigindo distorções como o uso de matérias primas importadas.
Hoje as compras da China retornaram. Trades nos EUA para Nov-Dez no Golfo e PNW Dez. Embarques curtos, para chegar antes do dia 20 de janeiro – posse do Trump. Compras de soja no Brasil para dezembro, fev-mar, abril e junho. Diria que essa vai ser a toada – mais compras no Brasil e compras nos EUA para embarque curto-curtíssimo, o que vai limitar o volume.
Rápidas: Bolsas americanas em leve alta – ontem novos recordes; IDX e os yields dos títulos americanos subiram forte com a vitória do Trump (precificando tarifas); Bitcoin bateu máxima histórica; bolsas na China em alta no aguardo da conclusão da reunião dos planejadores; petróleo em queda de 1,2% a $71,2; planejadores chineses estarão reunidos até amanhã (o NPC, o Congresso Nacional do Povo) – todos apostam em um pacote fiscal ainda maior com a vitória de Trump; Futuros agrícolas em Dalian subindo – principalmente o contrato da soja importada e do farelo (precificando retomada da guerra comercial); clima na América do Sul indo muito bem; óleo de palma subindo – rompeu a resistência dos 5000 ringgit por ton.