PSF: 16_12_2024
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 30/10/2024 06:59
Destaques:
Novamente os futuros do farelo em Dalian estão subindo. A curva está invertendo. O motivo é o tempo maior para a descarga dos navios. Mudanças no CIQ é o motivo (ver nos conceitos). Em 2023 vimos mudanças duas vezes, em abril e outubro. Em abril o impacto foi maior, derrubando os basis da soja brasileira para mínimas históricas. O embarque junho negociou a -55sn no dia 23 de abril. Depois os basis recuperaram rápido.
Falando de CIQ, parece que as mudanças se restringem aos portos do Norte, mas podem se estender também para outros. Falam que o tempo de descarga em Tianjin passou de 5 para 20 dias, sendo que a conta do demurrage é do comprador. Enfim, isso tudo é negativo principalmente para a soja americana que está chegando lá agora – vai ter atraso. A bola de neve e os navios que serão embarcados daqui 10-15 dias também vão ter seus atrasos.
Rápidas: Bolsas americanas de lado; bolsas na Ásia em queda; o CSI300 e o índice de Hong Kong encerraram em queda – mix das eleições americanas e frustração com os pacotes de estímulo; ouro e Bitcoin renovam máximas; petróleo subindo 1% a $67,9 – Hamaz fala que está aberto a qualquer tipo de acordo de paz. Irã dá a entender que não vai revidar os ataques de Israel do final de semana; lucro da BP cai com redução da demanda por petróleo – as ações da BP estão 33% abaixo de suas máximas; mapas continuam mostrando boas chuvas para a parte central do Brasil e redução de chuvas para o Sul. Falta de chuva no MAPITOBA continua atrasando o plantio; Preços do milho no Brasil continuam muito firmes – Brasil está caro. O farmer selling para a safrinha 2025 está começando a ganhar força.