Panorama Semanal dos Fertilizantes...
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 22/10/2024 07:22
Destaques:
Os óleos vegetais são o destaque do dia. Os futuros estão subindo hoje na China e na Malásia. Ontem os futuros da colza subiram forte na Matif, máxima do ano. A quebra de safra na EU é grande, jogando a margem de esmagamento para cima. A produção no ano passado foi de 24 milhões de toneladas. Esse será de menos de 20 milhões, segundo estimativas do mercado. Não há muita saída para a Europa. Pode importar no máximo 2 milhões de toneladas de canola do Canadá devido à legislação do GMO.
A semana está bem mais lenta para o mercado da soja que nas últimas duas. As tradings no Brasil aliviaram bem o long. O farmer selling avançou pouco, mas as vendas no CFR cresceram bem. Em duas semanas quase 100 navios negociados, sendo 58 do Brasil, grande parte safra nova. Os basis da soja no Mato Grosso estão realmente altos. No ano passado nessa mesma época os basis estavam sendo negociados a -240sh para embarque fevereiro.
Rápidas: Bolsas americanas em queda – O Goldman Sachs falou que os múltiplos estão caros; Bolsas europeias em queda - EU se prepara para tarifar produtos americanos em caso de vitória do Trump – população global encolhendo e menos globalização; CSI300 encerrou em alta de 0,6%; ouro voltou das máximas após rompe mais um recorde – acima dos $2740 a onça. Prata na máxima de 12 anos; BC´s continuam comprando ouro (fuga do dólar); petróleo subindo 0,6% a $70.4 – Biden fala novamente em apoio à Israel e retaliações contra o Irã; boas chuvas em todo Brasil no final de semana. Plantio da soja avançando rápido.