Panorama Semanal dos Fertilizantes...
Confira o movimento das bolsas e do dólar no mercado internacional, e no Brasil (às 08h30 de Brasília).
Os mercados globais estão atentos a diversos fatores nesta semana. Na China, as bolsas voltam a operar amanhã após a Golden Week, um feriado que interrompeu as negociações por uma semana. As expectativas são altas, especialmente porque antes da pausa, as bolsas chinesas tiveram forte valorização, impulsionadas por um pacote agressivo de medidas para estimular o mercado e o setor imobiliário. O retorno dos mercados chineses é aguardado com grande interesse.
Na Alemanha, as encomendas à indústria caíram 5,8% em agosto em relação a julho, muito pior do que o esperado pelos analistas, que previam uma queda de 1,8%. No comparativo anual, a retração foi de 3,9%, contrastando com o crescimento de 2,9% no ano anterior.
Na zona do euro, as vendas no varejo registraram um aumento de 0,2% em agosto em comparação a julho, em linha com as previsões. Contudo, no comparativo anual, o crescimento foi de 0,8%, ligeiramente abaixo da expectativa de 1%.
Outro ponto de destaque é o aumento da tensão no Oriente Médio. O preço do petróleo subiu diante da expectativa pela resposta de Israel aos recentes ataques, atribuídos ao Irã. Este cenário de incerteza gerou pressão sobre as bolsas nos EUA, que fecharam em queda. Além disso, o mercado americano está de olho nos indicadores de inflação ao consumidor e às empresas, que serão divulgados ao longo desta semana.