Panorama Semanal dos Fertilizantes
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 27/09/2024 07:24
Destaques:
Essa semana foi muito boa para os mercados: Na China as bolsas subiram mais de 15%, melhor semana desde 2008. Todos os números são muito grandes: corte de compulsório de 0,5%, liberando 1 tri de iuan, criação de um fundo de empréstimo de 800 bi de iuan para as empresas recomprarem suas próprias ações, redução da entrada para compra do 1º imóvel para 15% (era 50%, depois 30% e agora 15%), redução de restrições para fins de investimento, aumento do limite de emissão de bonds para as províncias. Hoje foi mais um dia de forte rally para as ações de consumo na China.
Falando dos grãos, a China voltou a liberar a exportação de amidos e adoçantes, produtos feitos à base de milho. A indústria do milho na China é de 80 milhões de toneladas de consumo, criada exatamente para enxugar os estoques internos. Essa indústria vem trabalhando com capacidade ociosa de mais de 50% desde o covid, quando o governo chinês começou a controlar exportações de alguns itens para controlar a inflação e também a oferta interna – o fertilizante também entrou nessa.
Reporte de 350 mil toneladas no MT a R$ 50,0 a saca para pagamento em janeiro. As usinas de etanol foram os compradores. Esse milho equivale a um custo de reposição de +160z Fob Santos. Me parece que essas compras seriam como uma proteção contra um atraso na entrada do milho safrinha 2025. O atraso do plantio da soja é real e o atraso do plantio do milho também. Hoje o EC continua mostrando uma boa melhora para as condições no MT, GO, TO, PR e MS. Esse ano tem ocorrido chuvas não esperadas. Nessa semana choveu em vários pontos no MT que não estavam nas projeções. Todos os modelos, o EC, o GFS e o Canadense estão com seus níveis de acerto para 15 dias abaixo de 75%, mas estão melhorando.
Rápidas: Bolsas americanas tem alta de 1,7% na semana, 3ª semana seguida; Europa tem alta acumulada de 2,5% e China com 15% - melhor semana desde novembro de 2008; iuan/USD abaixo de 7,0 pela primeira vez desde maio de 2023; nessa semana Xi Jinping reforçou a necessidade de apoio às empresas e criação de vagas de trabalho; ouro renovando máximas – 3ª semana de alta seguida; petróleo vai na direção contrária – na semana queda de 5,6%. Sauditas estariam prontos para reverter os cortes de produção; Modelos de clima mostrando muita divergência para a parte central do Brasil – o modelo EC é mais úmido e mais acertador. Hoje continua mostrando mais chuvas para 15 dias no MT, GO, TO, MS, Norte do PR e Minas.