PSF: 09_12_2024
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 24/09/2024 07:18
Destaques:
O dia começa bombando na Ásia. O BC da China cortou a taxa do compulsório em 0,5%. Vai injetar na economia 1 trilhão de iuan. Cortou também outras taxas de juros. Além de cortar as taxas de juros também prometeu mais cortes até o final do ano. O CSI300 saltou mais de 3,4%. Ações de consumo foram as que mais subiram. As ações da JD encerraram o dia com alta de mais de 10% - equivalente à Amazon.
Falando de Dalian, a bazooka funcionou. Farelo de soja subiu quase 2%, milho 0,8% e suíno quase 1%. As black commodities subiram forte hoje – o minério de ferro subiu quase 5%, o carvão coque 2% e o aço 3,4%. Ontem a China comprou barcos de soja nos EUA, principalmente PNW para embarque novembro. Negócios reportados também para embarque fevereiro, abril e maio no Brasil.
Na América do Sul o mercado também está movimentado. Ontem o terminal da Vincentin em Rosário foi danificado por um acidente com um navio. Esse terminal tem capacidade de embarque de 250-300 mil toneladas de farelo por mês, mais ou menos 12-15% do total. Com o farelo brasileiro caro, o natural seria essa demanda ir para os EUA. Corretores locais falam que o pior seria se o acidente tivesse ocorrido entre maio e agosto, pico dos embarques.
Rápidas: Bolsas americanas renovando recordes nessa manhã; IDX em queda; Bolsas na Ásia subindo. O destaque é o CSI300 (+4,3%). O BC Chinês cortou as principais taxas de juros e também o compulsório – vai injetar 1 trilhão de iuan na economia; petróleo subindo 2,5% a $71,4; ouro de lado, mas perto da máxima histórica; Modelos de clima mostrando poucas chuvas para toda região central do Brasil – o plantio segue perto de zero; os futuros agrícolas em Dalian encerram em forte alta; tempestade Helena vai passar pelo Golfo. Plataformas já estão sendo evacuadas.