PSF: 09_12_2024
Vendas acima do esperado para a soja. Vendas de farelo e milho dentro das estimativas e trigo abaixo.
DESTAQUES
Soja: As vendas ficaram na banda de cima das estimativas. A China comprou 973 mil t e destinos desconhecidos adquiriram 101 mil t. No acumulado, as exportações americanas de soja 24/25 estão em 15,232 Mi t, atrás das 16,536 Mi t do ano passado. O mercado está atento ao clima quente e seco no Brasil, que pode continuar atrasando o plantio e a colheita da soja. Se isso ocorrer, a janela de exportação dos EUA poderá se estender, favorecendo o crescimento do programa.
Milho: As vendas semanais de milho ficaram dentro do esperado. O principal comprador foi o México, adquirindo 280 mil t. No acumulado, as exportações americanas de milho 24/25 estão em 13,077 Mi t, à frente das 10,433 Mi t do ano passado. A China segue ausente das compras, devido à grande safra de trigo de inverno, que está substituindo o milho na ração animal. Atualmente, Brasil e Argentina estão mais competitivos para embarques em outubro e novembro.
Trigo: As vendas de trigo americano ficaram abaixo das estimativas. No acumulado de 24/25, as vendas estão em 4,228 Mi t, diminuindo o intervalo ante às 3,721 Mi t do ano passado. Apesar das tensões renovadas no Mar Negro na semana passada, os embarques seguem normais na região, sem mudanças nos custos de frete marítimo e seguro. Com isso, o trigo russo e ucraniano segue mais competitivo, mas, devido à menor safra este ano, esses países devem desacelerar os embarques nos próximos meses. Isso poderia permitir que os EUA acelerem suas vendas de exportação, uma vez que a UE está praticamente fora do jogo este ano, devido à forte quebra na safra de trigo da Alemanha e França, seus dois maiores produtores.
RESUMO