PSF: 13_01_2025
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 06/09/2024 07:10
Destaques:
No Brasil o destaque é o combustível do Futuro. O Senado aprovou o aumento da mistura de biodiesel e etanol. No caso do biodiesel não era novidade, mas é mais uma segurança de que a mistura vai continuar subindo pelo menos 1 ponto percentual por ano até B20 – o projeto fala em no máximo B25. O etanol vai crescer também, variando entre 22% e 35% - hoje está em 27,5%. Novos projetos de etanol de milho continuam saindo do papel, agora não só no centro oeste, mas também em estados onde a conta não é muito boa.
Os farelos na China continuam subindo. O farelo de colza tem alta de 14% nessa semana e o farelo de soja em Dalian 4%. Os futuros do farelo de colza estavam realmente baixos com mercado local esperando um grande lineup de canola do Canadá para China, fora a safra cheia local. O lineup nos portos canadenses mostra 1,5 milhão de toneladas de canola para China.
Nessa semana o destaque na América do Sul ficou para redução do risco de retomada das greves na Argentina. O sindicato chegou a um acordo com as indústrias processadoras na noite da 4ª-feira, evitando novas paradas já a partir da próxima semana – as processadoras pararam por 8 dias entre o final de julho e início de agosto. Provavelmente o processamento de soja em setembro vai voltar ao normal e a oferta de farelo deve aumentar.
Rápidas: Bolsas americanas em queda. Todos de olho no mercado de trabalho – hoje tem payroll (hard landing ou soft landing? Essa é a pergunta do momento); bolsas na Ásia em queda. O CSI300 está bem perto da mínima do ano; China está pedindo aos EUA a remoção da lista de tarifas sobre os produtos chineses e a indústria do Canadá está pedindo tarifas sobre construtores de navios chineses; petróleo perdeu os $70,0 e o ouro subindo 0,2%. Futuros agrícolas na China em alta – destaque para os farelos. Redução do risco de retomada das greves dos operários das crushers na Argentina – farelo em queda.