CALL GROUP
Destaques:
Para ajudar os alunos do MBA Grain Merchandising Brazil, criei essa versão comentada, com algumas dicas na parte conceitual. Gostaria de um feedback nesse novo pagodinho.
O risco de retomada de greve na Argentina diminuiu muito. O sindicato chegou a um acordo com as indústrias processadoras, o que vai evitar uma nova parada – as processadoras pararam por 8 dias entre o final de julho e início de agosto. Provavelmente o processamento de soja em setembro vai voltar ao normal e a oferta de farelo deve aumentar. O resultado veio rápido. Ontem o mercado de farelo na Argentina era +28V com +21V para embarque outubro. Ontem no final do dia corretores na Argentina reportaram negócios a +10V. O Brasil fechou o dia a +21V com +18V para outubro. O Brasil geralmente negocia $7 por tonelada curta abaixo da Argentina. O farelo na CBOT está caindo 2%. Com o Brasil caro até a semana passada e Argentina ofertando pouco, os EUA vinham vendendo bem. Os prêmios no Brasil para OND caíram $10/13 por tonelada curta em uma semana. As processadoras alongaram a cobertura nessas últimas semanas, aumentando a oferta no mercado interno, reduzindo o spread com o Fob. O programa americano de farelo para a temporada nova está mais atrasado que no ano passado. O total vendido está em 2,7 milhões de toneladas, 30% a menos. Com a safra cheia na Argentina, compradores de farelo não enxergam muita necessidade de se alongar como no ano passado. Podemos ver washouts nos EUA e vendas novas na Argentina?
Conceitos: O farelo é negociado em $/st, dólar por tonelada curta. O fator de conversão para tonelada métrica é 1,102 (você vai multiplicar a cotação em ST por 1,102). O prêmio outubro foi negociado a +10 sobre o vencimento outubro (V). O Brasil negocia abaixo da Argentina por questões de diferença de qualidade entre o contrato Anec e o contrato Fosfa. Washout é um novo contrato que acaba matando o primeiro. Haverá um acerto financeiro e necessariamente deve ser aceito pela contraparte. O mercado comumente chama de cancelamento, o que está errado.
Olhando para Dalian, os futuros do farelo estão subindo bem seguindo novamente o farelo de colza em Zhengzhou e as boas vendas nos últimos dias. As vendas em 8 dias úteis foi de 2,9 milhões de toneladas com mais de 61% para entrega futura. Até o dia 23 agosto as vendas estavam em apenas 2,2 milhões de toneladas, sendo 53% para entrega futura. Os futuros do farelo de colza estavam realmente baixos com mercado local esperando um grande lineup de canola do Canadá para China, fora a safra cheia local. Os futuros do farelo de colza já subiram 8,5% em três pregões, logo após a China abrir a investigação antidumping contra a canola do Canadá – para quem não está acompanhando, tudo está girando em torno da declaração do 1º ministro do Canadá na semana passada sobre tarifas de 100% sobre os carros elétricos chineses e 25% sobre o aço e alumínio. Esse cenário pode ser bom para o farelo de soja na China, pode aumentar sua inclusão nas rações. O spread em relação ao farelo de colza subiu de 300 RMB/t em março para 900 RMB/t na semana passada – o aumento se deu pela queda muito mais acentuada do farelo de colza. Agora o spread está abaixo de 800 RMB/t. Historicamente um spread ao redor de 500 RMB incentiva o aumento do consumo de farelo de soja.
Saiba mais em Opinião: A piora da relação China-Canadá é altista ou baixista para a soja?
Rápidas: Bolsas americanas de lado. A Nvidea é a draga da semana; Dados do mercado de trabalho nos EUA vieram bem mais fracos – vagas abertas e não preenchidas caiu para níveis de 2021; bolsas na Ásia em queda; China está pedindo aos EUA a remoção da lista de tarifas sobre os produtos chineses e a indústria do Canadá está pedindo tarifas sobre construtores de navios chineses; petróleo perdeu os $70,0 e o ouro subindo 0,8%. Futuros agrícolas na China mistos – óleos vegetais em queda e farelos em alta. Redução do risco de retomada das greves dos operários das crushers na Argentina – farelo em queda; clima quente e seco nos EUA – o nível do Rio Mississippi continua baixando; os rios no Brasil e no Paraguai também continuam baixando. Muito calor e tempo seco em partes da China e Leste Europeu.