CALL GROUP
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 05/09/2024 06:43
Destaques:
O risco de retomada de greve na Argentina diminuiu muito. O sindicato chegou a um acordo com as indústrias processadoras, o que vai evitar uma nova parada – as processadoras pararam por 8 dias entre o final de julho e início de agosto. Provavelmente o processamento de soja em setembro vai voltar ao normal e a oferta de farelo deve aumentar. O resultado veio rápido. Ontem o mercado de farelo na Argentina era +28V com +21V para embarque outubro.
Olhando para Dalian, os futuros do farelo estão subindo bem seguindo novamente o farelo de colza em Zhengzhou e as boas vendas nos últimos dias. As vendas em 8 dias úteis foi de 2,9 milhões de toneladas com mais de 61% para entrega futura. Até o dia 23 agosto as vendas estavam em apenas 2,2 milhões de toneladas, sendo 53% para entrega futura.
Saiba mais em Opinião: A piora da relação China-Canadá é altista ou baixista para a soja?
Rápidas: Bolsas americanas de lado. A Nvidea é a draga da semana; Dados do mercado de trabalho nos EUA vieram bem mais fracos – vagas abertas e não preenchidas caiu para níveis de 2021; bolsas na Ásia em queda; China está pedindo aos EUA a remoção da lista de tarifas sobre os produtos chineses e a indústria do Canadá está pedindo tarifas sobre construtores de navios chineses; petróleo perdeu os $70,0 e o ouro subindo 0,8%. Futuros agrícolas na China mistos – óleos vegetais em queda e farelos em alta. Redução do risco de retomada das greves dos operários das crushers na Argentina – farelo em queda; clima quente e seco nos EUA – o nível do Rio Mississippi continua baixando; os rios no Brasil e no Paraguai também continuam baixando. Muito calor e tempo seco em partes da China e Leste Europeu.