Panorama Semanal dos Fertilizantes
O dólar comercial opera em alta na manhã dessa quinta-feira, estendendo o movimento da valorização da moeda norte-americana observado na véspera. Com a apreciação de hoje, o dólar comercial volta a operar acima de R$ 5,60 e acumula alta de R$ 0,13 em apenas duas sessões.
A alta de hoje acompanha o movimento no exterior, aonde o dólar ganha força após a divulgação do PIB dos EUA no segundo trimestre ter vindo acima do esperado. A maior economia do mundo registrou crescimento anualizado de 3,0% ante expectativa de 2,8%.
No exterior o dólar IDX (contra cesta de moedas de países desenvolvidos) registra valorização 0,33%. Já frente as divisas de países emergentes o dólar também opera majoritariamente em alta, com ganhos de 0,7% frente ao peso mexicano, 0,60% em relação ao peso chileno e 0,2% frente a Lira Turca. A exceção é o Rand da África do Sul que sobe 0,40% frente ao dólar.
Outro fato que contribui para a forte apreciação do dólar no Brasil hoje é a proximidade com o último dia útil do mês, quando teremos a formação da Ptax de agosto, que será utilizada para liquidação dos contratos de dólar futuro que vencem na próxima segunda-feira.
Nos últimos meses, observamos uma alta do dólar no fim do mês por conta da briga entre comprados e vendidos para a formação da Ptax. E ao que tudo indica, em agosto não será diferente e a moeda norte-americana irá se valorizar novamente.