CALL GROUP
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 16/08/2024 07:05
Destaques:
Nessa semana analistas estão cortando as projeções dos papeis do Agro. Ontem cortaram a projeção da John Deere de $440 para $425. As ações das tradings, químicas, fertilizantes e empresas de implementos agrícolas acumulam queda na variação anual de 20% a 30%, acompanhando a queda dos futuros dos grãos e óleos.
Na semana a soja tem queda de 40 centavos, 3ª semana seguida de queda – 90 centavos de queda em 3 semanas. O milho na CBOT caiu 15 centavos em 3 semanas. A relação soja-milho na CBOT caiu de 2,7 no começo de julho para 2,4, trazendo impactos importantes. Na Argentina e no Brasil a relação entre o flat price da soja e do milho continua favorecendo o crescimento do farmer selling do milho. No Brasil a relação caiu bem antes do ano passado. A semana deve fechar com farmer selling de soja perto de 500 mil toneladas, somando ambas as safras, e milho acima de 1 milhão. No MT a relação no ano passado estava em 3,35.
O produtor na América do Sul vai reduzir área de milho em 2025? Essa pergunta é muito importante por dois aspectos: 1) muitos estão entrando ou aumentando a área de algodão no MT – o algodão dezembro 2025 está na mínima do contrato a 70 c/lp – estava 80 cents em fevereiro. Além do algodão produtores devem aumentar a área de sorgo e culturas menores; 2) fala-se também em redução da área de milho verão no Brasil e 2ª safra na Argentina.
Rápidas: Bolsas americanas de lado. Inflação nos EUA abaixo do esperado e varejo acima do esperado – redução do risco de pouso forçado. Integrantes do Fed comentam que o primeiro corte de juros pode vir em setembro; nessa semana bolsas na China encerraram perto das mínimas de fevereiro, quando o fundo de compra de ações foi criado. Dados de atividade continuam mostrando fortalecimento do processo deflacionário – mais estímulos são necessários; Petróleo em queda de 1,3% a $76.0; Ouro perto das máximas históricas – guerras e dólar fraco, além dos chineses buscando algum rendimento; Bitcoin subindo 1,7%; futuros na CBOT em queda; prêmios do farelo e do óleo em Paranaguá subindo.