CALL GROUP
Os futuros do farelo estão subindo hoje, puxados pelo cash – mercado físico.
Prêmios firmes no Brasil e na Argentina dão sustentação aos futuros. Graficamente se a soja SX24 fechar acima da abertura de 2ª-feira poderia indicar um fundo temporário (986).
O mercado físico de farelo está enfrentando certo aperto. Do lado do Brasil por uma questão de qualidade e na Argentina o lento farmer selling e greves.
PRÊMIOS DO FARELO
Brasil: Os prêmios do farelo no Brasil estão subindo nessa semana. A dificuldade de originar farelo padrão exportação é o motivo – proteína mínima de 45,5%.
O motivo é a baixa qualidade da soja esse ano, reduzindo o rendimento de farelo. Os chineses têm reclamado também. Para ter uma ideia, esse ano a China não está pagando prêmio de qualidade em relação à soja americana – normalmente 10 centavos por bushel acima da soja do Golfo e 20-25 centavos acima da soja do PNW.
Argentina: Corretores locais falam que o processamento de soja pode voltar a cair em setembro. O mandatório de volta ao trabalho se encerra no dia 2 do próximo mês, quando as greves provavelmente serão retomadas. A Argentina perdeu pelo menos 800 mil toneladas de esmagamento de soja esse mês devido as greves de 6 dias – só foi encerrada pela ordem do executivo.
Só há ofertas de farelo na Argentina no spot, embarque 2ª quinzena de agosto.
BRZ SBM
Oct +27 (+2*) vs +20 (+1)
Nov +26 (+3) vs +18 (+1)
Dec +24 (+3) vs nb
ND +25 (+3) vs +16 (-1)
Jan +15 (-2) vs +8 (-1)
Feb +10 (unch) vs +2 (-1)
Mar +5 (unch) vs -5 (unch)