PSF: 13_01_2025
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 09/08/2024 06:54
Destaques:
Nessa semana os destaques ficaram para a soja americana e o baixo farmer selling de soja. A soja americana se tornou mais competitiva em relação ao Brasil posto na China (CFR China). Negócios reportados no Golfo para a 2ª quinzena de agosto e setembro a +235sx CFR China. China, Japão e Egito compraram – falam em mais de 6 barcos. O Brasil está ofertando setembro a +245sx para embarque setembro e +255sx para set-out.
O farmer selling de soja no Brasil está muito lento nas últimas duas Semanas. A paridade de exportação caiu pelo menos R$ 8,0 por saca para ambas as safras, enquanto as pedidas no interior muito menos. No spot as crushers estão alongando a cobertura para final de setembro no Sul e final de outubro no Norte.
Rápidas: Bolsas americanas e europeias subindo. Bolsas na Ásia encerraram em alta também, com exceção da China. O IDX está caindo – apostas de corte de juros esse aumentaram para 1,25 ponto percentual – estavam em apenas 0,5 ponto há um mês; no geral o debate continua sendo se a economia americana entrará em recessão – O JP Morgan elevou a chance para 33% até o final de 2025; Taxas de juros de longo prazo na China continuam caindo (já chamam de bolha) – a economia continua em deflação; O CPI na China veio em +0,5% a/a – continua muito abaixo da meta de 3%; Petróleo de lado a $76,4 o barril. Ouro de lado e Bitcoin caindo 1,3%; Futuros da Soja em alta; na bolsa de Dalian os futuros agrícolas encerraram o dia mistos. Trigo na China continua testando mínimas, colocando pressão sobre o milho no spot – nem sinal de demanda por milho importado.