PSF: 09_12_2024
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 08/07/2024 06:48
Destaques:
Futuros da soja devolvendo quase toda a alta da semana passada e o índice acionário CSI300 na mínima de fevereiro, quando o fundo de $280 bilhões de dólares para compras de ações em Hong Kong foi criado. Todos de olho no 3º Plenário do Partido Comunista a ser realizado entre os dias 15 e 18 desse mês. O 3º plenário é sempre importante porque traz assuntos econômicos. Se espera mais detalhes da reforma tributária e fiscal, mais medidas de suporte ao setor da construção, em especial às construtoras, ao avanço tecnológico e assuntos sobre a população, como a queda da natalidade e envelhecimento.
Sobre o clima:
Dois pontos importantes sobre o clima nos EUA: 1) vai chover menos e as temperaturas começarão a subir no Norte e Oeste do Cinturão, o que é bom para as lavouras e campos alagados; 2) as temperaturas subir]ao muito, em especial nas planícies. As temperaturas passaram de 40-42 °C. Na costa Oeste, vários alertas de calor excessivo estão sendo emitidos, calor que vai se propagar para outras regiões.
Para o Brasil os mapas continuam mostrando continuidade do padrão chuvoso e mais frio para o Sul e muito seco e quente para toda a região Central e Norte. Os rios Madeira, Tapajós e o Rio Paraná em Rosário continuarão baixando. As tradings estão evitando ofertar milho nos portos do Norte para a janela OND, um claro efeito da antecipação da redução do draft das barcaças.
Rápidas: Bolsas estáveis no Ocidente – França em queda com Parlamento dividido. Títulos soberanos da França em queda. Na Ásia forte queda para os índices acionários de Hong Kong e Shanghai; petróleo em queda de 1,1% a $82,2 o barril e ouro caindo 0,7%; Negociações de cessar-fogo em Gaza continuam; onda de calor nos EUA e Leste Europeu e inundações na China; redução do excesso de chuvas para o Norte dos EUA e Oeste do Cinturão - Futuros da soja em queda. Na China as commodities agrícolas encerraram o dia em queda. Indicador Esalq do milho na mínima de 10 meses.