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Opinião: O mercado chinês de carnes continua pressionado. Oportunidade para o Brasil

Por: Eduardo Vanin
Artigo, Carnes
Publicado em: 26/06/2024 10:33

As empresas produtoras de carnes e alimentos na China divulgaram seus resultados fechados do ano de 2023. Quando se olha para o setor de suínos o cenário é igual para todas:

  • Aumento do abate de animais.
  • Queda no faturamento.
  • Custo de produção acima do preço médio de venda.
  • Margens negativas durante boa parte do ano.

O lado positivo de tudo isso é que a capacidade de produção de suínos está sendo reduzida. O número de matrizes de suíno na China caiu de 44 milhões de cabeças em janeiro de 2023  para 39,86 milhões em maio desse ano – o mês de maio foi a 1ª alta em 16 meses.

Essa rápida queda voltou a dar margem para a cria e também para o engorda. No entanto, outros seguimentos continuam crescendo em capacidade de produção, como produção de frango, peixes de cativeiro e carne vermelha – esse mercado está muito pressionado. No ano passado, a produção de carnes cresceu muito, acima do crescimento do consumo, levando margens negativas para todos os seguimentos.

A figura 1 mostra a tendência de queda da população de matrizes na China e o rally do preço do leitão, devolvendo margem para os criadores. As TOP 3 aumentaram a venda de leitões nesse início de ano, melhorando tanto a rentabilidade como o caixa, puxando as ações na bolsa – ao vender o animal mais cedo, a necessidade de caixa reduz, positivo para a liquidez das empresas.

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