Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Mercados na Ásia: PIS/COFINS e China de volta do feriado

Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 11/06/2024 06:51

Destaques:

  • SOJA (CBOT) -4 @ 1184,25 cents/bushel
  • ÓLEO DE SOJA (CBOT) -0,27 @ 43,39 cents/lp
  • FARELO DE SOJA (CBOT) +0,40 @ 368,40 $/st
  • MILHO (CBOT) +0,75 @ 452,50 cents/bushel
  • FARELO (Dalian) -37 @ 3353  CNY/t
  • ÓLEO DE SOJA (Dalian) -142 @ 7744  CNY/t
  • MILHO (Dalian) -1 @ 2457  CNY/t
  • ALGODÃO (NYBOT) +0,44 @ 72,25 ¢/lb
  • MILHO (Esalq) +0,37 @ 58,22 R$/saca

No Brasil o tema continua sendo as mudanças do PIS/COFINS. Vamos entender a ordem dos acontecimentos:

  • O governo estendeu a desoneração sobre a folha de pagamento das prefeituras de municípios com até 170 mil pessoas. É ano de eleição e o PT quer o maior número de prefeituras. Essa extensão representa um déficit adicional de 25 bilhões de reais. De onde tirar essa diferença? Alegando disparidades históricas o governo anunciou na 4ª-feira passada as mudanças na liquidez do PIS/COFINS.
  • Essa decisão foi unilateral, não passou pelas casas. Empresários e entidades de classe estão em cima dos seus deputados e senadores representantes. Pacheco, o líder do Senado, falou ontem que o governo deve trazer uma alternativa à MP até hoje. Caso contrário o Congresso retirará a MP de pauta. A MP caducará e a vida segue como antes.
  • O governo vai tentar negociar. Isso quer dizer que a medida vai ser desidratada. Ontem o Ministério da Fazenda disse que está estudando alternativas para reduzir as resistências à medida provisória que limita o uso de créditos tributários do PIS/Cofins. Uma das opções na mesa é possibilitar que os exportadores sejam ressarcidos por esses créditos em um prazo mais rápido – não que o original, mas em relação à proposta da MP. Os valores obtidos por crédito presumido não serão mais ressarcidos e também só poderão ser usados para abater o pagamento do próprio PIS/Cofins.

Esse último trecho é o mais importante para a cadeia da soja. O farelo e o óleo de soja possuem crédito presumido de 2,5% sobre a receita de venda, tanto na exportação quanto no mercado doméstico. Essa é uma receita complementar e contabilizada para o crush margin – entre $12 a $15 por tonelada. Como esse crédito não pode mais ser abatido, a indústria vai continuar sendo prejudicada nessa nova proposta. Ainda há o PIS/COFINS sobre o frete a ser analisado, imposto que todos pagam. 

A China voltou do feriado. O destaque continua sendo a alta do preço do suíno. As TOP 3 produtoras reportaram seus números de maio. O volume de abate caiu contra o mês anterior, mas continua subindo em relação ao ano passado. O destaque fica para a lucratividade. Em média, as TOP 3 venderam acima de 15,80 iuan o Kg, e o custo médio ficou em 14,30-14,50 iuan por Kg. Fora isso, as grandes também venderam mais leitões, sendo que a margem dos leitões foi muito boa devido à forte procura – o Kg do leitão quase dobrou em relação ao começo do ano. 

Rápidas: Bolsas americanas em queda de 0,2%, seguindo novamente a queda dos índices na Europa. Nas eleições na Europa, a direita ganhou cadeiras no Parlamento na França, Alemanha e Grécia – provavelmente menor tolerância com imigrantes e mais suporte ao produtor rural. Macron dissolveu o parlamento para convocar eleições, gerando volatilidade; mercado de trabalho nos EUA continua muito forte, reduzindo as chances de corte de juros em setembro – consenso de 1 corte apenas esse ano voltou a crescer; China voltou do feriado. Bolsas em queda, em especial turismo e restaurantes; Petróleo estável a $77,6; ouro caindo 0,2% e o índice de commodities da Bloomberg subindo 0,1%. Futuros da soja e do milho na CBOT em queda. Clima americano mudará para mais quente e mais seco – era o que precisava. Clima no Leste Europeu mais benéfico. Esalq continua caindo.    

Deseja ler esta notícia completa?

Clique nos botões abaixo para conectar-se