Balanço 2024-25 & Perspectiva para 2025-25
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 11/06/2024 06:51
Destaques:
No Brasil o tema continua sendo as mudanças do PIS/COFINS. Vamos entender a ordem dos acontecimentos:
Esse último trecho é o mais importante para a cadeia da soja. O farelo e o óleo de soja possuem crédito presumido de 2,5% sobre a receita de venda, tanto na exportação quanto no mercado doméstico. Essa é uma receita complementar e contabilizada para o crush margin – entre $12 a $15 por tonelada. Como esse crédito não pode mais ser abatido, a indústria vai continuar sendo prejudicada nessa nova proposta. Ainda há o PIS/COFINS sobre o frete a ser analisado, imposto que todos pagam.
A China voltou do feriado. O destaque continua sendo a alta do preço do suíno. As TOP 3 produtoras reportaram seus números de maio. O volume de abate caiu contra o mês anterior, mas continua subindo em relação ao ano passado. O destaque fica para a lucratividade. Em média, as TOP 3 venderam acima de 15,80 iuan o Kg, e o custo médio ficou em 14,30-14,50 iuan por Kg. Fora isso, as grandes também venderam mais leitões, sendo que a margem dos leitões foi muito boa devido à forte procura – o Kg do leitão quase dobrou em relação ao começo do ano.
Rápidas: Bolsas americanas em queda de 0,2%, seguindo novamente a queda dos índices na Europa. Nas eleições na Europa, a direita ganhou cadeiras no Parlamento na França, Alemanha e Grécia – provavelmente menor tolerância com imigrantes e mais suporte ao produtor rural. Macron dissolveu o parlamento para convocar eleições, gerando volatilidade; mercado de trabalho nos EUA continua muito forte, reduzindo as chances de corte de juros em setembro – consenso de 1 corte apenas esse ano voltou a crescer; China voltou do feriado. Bolsas em queda, em especial turismo e restaurantes; Petróleo estável a $77,6; ouro caindo 0,2% e o índice de commodities da Bloomberg subindo 0,1%. Futuros da soja e do milho na CBOT em queda. Clima americano mudará para mais quente e mais seco – era o que precisava. Clima no Leste Europeu mais benéfico. Esalq continua caindo.