PSF: 05_05_2025
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 28/05/2024 06:40
Destaques:
As black commodities começam a semana em queda nas bolsas chinesas. Os futuros do minério de ferro, aço e carvão coque vinham subindo nos últimos dias com o anúncio de novos estímulos para o setor imobiliário, principalmente a criação de um fundo para a compra de apartamentos. Analistas estão falando que o valor de 300 bilhões de iuan não será suficiente. Falam entre 1 a 5 trilhões de iuan, que seria o montante correspondente de projetos inacabados ou com atraso por falta de caixa.
No mercado da soja, negócios reportados para embarque junho-julho no CFR China a +145n, queda de 7 centavos em relação à semana passada e queda de 15 centavos em relação ao pico. Os basis na China estão caindo por dois motivos principais: 1) as tradings no Brasil estão liquidando a posição long, soja comprada no interior e que ainda não foi vendida. A queda da CBOT tem o efeito de elevar os basis no interior, aumentando a margem de originação.
No Brasil a falta de farelo no spot continua. O mercado interno está pagando de R$ 200 a R$ 300 por tonelada acima da paridade de exportação, equivalente a um prêmio de +$35-45 por tonelada curta para junho. Mesmo assim não há muitos negócios reportados. No Rio Grande do Sul as fábricas estão operando mais ou menos dentro de uma normalidade, com exceção da fábrica da Bianchini com capacidade de 3000 toneladas por dia.
Rápidas: Bolsas americanas em leve alta e Europa de lado no aguardo dos dados de inflação. Bolsas na China em queda. Petróleo em alta de 1,3% a $78,8; o ouro subindo 0,3% e o índice de commodities da Bloomberg subindo 0,8%. Guardas do Egito morreram em bombardeios de Israel, assim como civis em Gaza. Israel está cada vez mais isolado. Clima no Leste Europeu no radar e frio nos EUA – trigo na Euronext fez máximas de 12 meses ontem. As temperaturas devem começar a subir novamente nos EUA, favorável ao andamento do plantio. Futuros da soja em queda, assim como os futuros agrícolas em Dalian.