Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

MERCADOS NA ÁSIA: Demanda por soja e o farmer selling na Argentina

Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 25/04/2024 07:19

Icone Icone Icone Icone

Destaques:

  • SOJA (CBOT) -6 @ 1159 cents/bushel
  • ÓLEO DE SOJA (CBOT) -0,05 @ 45,22 cents/lp
  • FARELO DE SOJA (CBOT) -2,55 @ 346,65 $/st
  • MILHO (CBOT) +0,10 @ 437,10 cents/bushel
  • FARELO (Dalian) -12 @ 3259 CNY/t
  • ÓLEO DE SOJA (Dalian) -110 @ 7530 CNY/t
  • MILHO (Dalian) -13 @ 2391 CNY/t
  • ALGODÃO (NYBOT) -0,12 @ 80,89 ¢/lb
  • MILHO (Esalq) -0,22 @ 58,27 R$/saca

Os prêmios da soja continuam subindo no Fob e no CFR. Ontem o junho foi negociado a +20sn e o julho a +35sn. O junho chegou a ser negociado no final de janeiro a -95sn. No CFR China o embarque maio foi negociado a +135sn e o junho foi negociado a +140sn - máxima da temporada. As margens na China estão boas para junho e julho e no Brasil as indústrias precisam estender a cobertura. No MT as indústrias estão comprando para julho, mas nos demais estados ainda para maio. Ao contrário da China, no Brasil as margens estão ruins. Além disso, a retirada dos contratos de biodiesel estão muito lentas, pressionando as margens e também o processamento. Ouvi dizer que no MT uma processadora está operando com 50% de sua capacidade porque seus tanques estão cheios. Se essa situação for geral, o processamento começará a cair, o que pode começar a reduzir a oferta de farelo no mercado – de janeiro ao dia 22 desse mês, os programas de exportação de farelo da Argentina e do Brasil aumentaram em 2,2 milhões de toneladas em relação ao ano passado. Ontem o farmer selling da soja ficou em 1 milhão de toneladas, quase o dobro da média dos últimos dois dias, sendo que a maior parte foi para as indústrias locais. A China continua cobrindo o maio e o junho, mostrando que sua cobertura também está curta – no maio já passou dos 95%, no Junho está em 55%, no julho ainda abaixo dos 20%.

Na Argentina o farmer selling do milho e de soja a preço fixo continua evoluindo a passos de tartaruga. As vendas diárias a preço fixo continuam em uma média de 105 mil toneladas para a soja, o que não permite um crescimento mais forte das licenças à exportação de farelo. Nesse mês, as licenças à exportação de farelo cresceram apenas 1,2 milhão de toneladas, muito pouco para um programa de exportação que tem potencial de chegar entre 2,5 e 2,8 milhões de toneladas. No caso do milho é a mesma história. As vendas a preço fixo vêm em uma média diária de 130 mil toneladas, o que também não permite um avanço mais rápido das licenças à exportação. Até agora o farmer selling da soja na Argentina está em 15,3 milhões de toneladas, sendo que apenas 25% a preço fixo. No milho o FS está em 19,7 milhões, com apenas 40% a preço fixo. Esse quadro continua dando uma certa sustentação aos prêmios do milho e do farelo no Brasil. A Argentina está ofertando Panamax de milho para embarque julho a +45sn, o que seria equivalente a +65sn em Santos. Ontem as ofertas em Santos estavam a +55sn. 

Rápidas: Bolsas americanas em queda. Balanço da Facebook frustrou; balanço da Bunge também frustrou os investidores. Na agenda de hoje o PIB dos EUA do 1º trimestre – quanto melhor, pior; bolsas na Ásia em alta; Petróleo estável a $83 e o ouro caindo 0,4%; Israel dá ordem de evacuação em Gaza – os ataques irão se intensificar; trigo em queda na Matif e na CBOT. Chuvas para as planícies americanas; Clima seco para a parte central do Brasil. Excesso de chuva no RS e parte da Argentina; nova rodada de boas chuvas para as regiões produtoras nos EUA – em algumas regiões o excesso pode causar algum atraso de plantio; grande oferta de milho no MT e GO. Milho Esalq continua caindo.


Não há comentários para exibir