Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

MERCADOS NA ÁSIA: Clima no radar

Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 23/04/2024 06:28

Destaques:

  • SOJA (CBOT) +5,25 @ 1166,25 cents/bushel
  • ÓLEO DE SOJA (CBOT) +0,26 @ 45,30 cents/lp
  • FARELO DE SOJA (CBOT) +1,90 @ 346,20 $/st
  • MILHO (CBOT) +2 @ 441,75 cents/bushel
  • FARELO (Dalian) +2 @ 3258 CNY/t
  • ÓLEO DE SOJA (Dalian) +160 @ 7610 CNY/t
  • MILHO (Dalian) +13 @ 2406 CNY/t
  • ALGODÃO (NYBOT) +0,08 @ 78,57 ¢/lb
  • MILHO (Esalq) -0,35 @ 58,76 R$/saca

O clima volta ao radar. As temperaturas na Europa cairão bastante nos próximos dias, aumentando o risco de geadas. O monitor da seca mostrou piora para o estado do Kansas, maior produtor de trigo de inverno. O Leste Europeu já vem sofrendo com clima mais seco e quente há um tempo. Os mapas mais longos mostram continuidade da transição do El Niño para um padrão de neutro-negativo para os próximos três meses, o que traria anomalias de chuvas e temperaturas para o período junho-agosto. 

A China colocou mais um leilão de soja importada à disposição. Total de 113,7 mil toneladas. Soja produzida em 2023-24. O interesse foi zero novamente. Nesse ano já foram anunciados oito leilões, total de 2,3 milhões de toneladas, sendo que a demanda total não passou de 18%. Falam que é uma combinação de preço, qualidade e muita soja a caminho. 

Nessa madrugada a China comprou mais alguns barcos, cobrindo a demanda do junho. No Brasil as tradings continuam originando soja, principalmente no Mato Grosso e Goiás. Ontem negócios reportados a R$ 112,0 a saca na 163, basis de -200 – o basis caiu 20 centavos, mas o flat price subiu, bom para o produtor e bom para o originador. O custo de originação no Mato Grosso está mais baixo, o que continua ajudando a movimentar soja para China. 

Hoje a relação está dizendo para o produtor do MT vender soja e segurar milho. A relação no spot está em 3,1, a mais alta desde novembro do ano passado, mas bem mais alto que na mesma época do ano passado em 2,5. Cerealistas locais comentam que os produtores continuam vendendo soja e preparando os silos bag para guardar o milho – produtores falam que a conta não fecha. 

Rápidas: Bolsas americanas de lado. Nessa semana temos a divulgação dos balanços de importantes empresas de TI – muitos falando em frustração; nessa semana temos PIB americano do 1º tri e o PCE (gasto dos consumidores, a medida preferida de inflação do Fed); bolsas na Ásia em queda; Petróleo subindo 0,77% a $82,50 e o ouro caindo 1,3%; Redução das tensões entre Israel e Irã – na verdade, o final de semana passou sem declarações de ambos os lados; CBOT subindo, puxado novamente pelo trigo. Plantio nos EUA em linha com o esperado; Clima seco para a parte central do Brasil. Excesso de chuva no RS e parte da Argentina; nova rodada de boas chuvas para as regiões produtoras nos EUA – para o Delta excesso; grande oferta de milho no MT e GO. Milho Esalq continua caindo.

Deseja ler esta notícia completa?

Clique nos botões abaixo para conectar-se