Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

De Olho no Trigo: Trigo na máxima de um mês na CBOT

Por: Giulia Zenidin
Artigo, Trigo
Publicado em: 05/04/2024 09:21

Icone Icone Icone Icone

Os futuros do trigo operam em forte alta nesta 6ª-feira na Bolsa de Chicago, levando os demais grãos na carona.

  • TRIGO +13.12 @ 569.37 ¢/bu
  • MILHO +2.25 @ 437.50 ¢/bu
  • SOJA +2.00 @ 1182.00 ¢/bu

PREOCUPAÇÕES COM A OFERTA DE TRIGO DA RÚSSIA

A forte valorização do cereal é impulsionada por rumores de que a Rússia estaria restringindo a saída de alguns navios carregados com trigo.

Isso trouxe preocupações para o mercado com relação a oferta global de trigo. Especialmente porque ligaram este ocorrido, com possíveis novas sanções mais rígidas aplicadas às exportações russas.


CRESCEM OS PROBLEMAS RELACIONADOS À QUALIDADE DE TRIGO RUSSO

Por outro lado, parece que o problema está associado a falta de fornecimento de certificados fitossanitários a alguns dos navios da Aston.

Ao final de março, o serviço fitossanitário da Rússia, a Rosselkhoznadzor, comentou que houve um aumento significativo de países pontuando problemas com a qualidade de grãos de trigo russo. Porém, a entidade disse que nesta semana, não soube de nenhum problema inerente ao fornecimento das certificações, a Aston também confirmou a mesma informação.

Vale lembrar que a Rússia está próxima de dar início a colheita da sua nova safra, ou seja, problemas relacionados à sua capacidade de exportação, poderiam fazer os preços do trigo subirem abruptamente no mercado internacional, enquanto isso seria fortemente negativo aos preços locais para os produtores.


ALTA NOS FRETES DOS PORTOS DO DANÚBIO

Outro ponto que contribui para a alta do trigo e também do milho nesta 6a-feira, é a alta dos fretes nos portos ucranianos no Danúbio. O aumento da demanda por frete marítimo na região, fez os preços subirem entre US$ 3-4 em apenas uma semana. Isso gera menos competitividade para os grãos ucranianos, ao mesmo tempo, que corroboram para um cenário mais positivo para os preços de outros players exportadores, incluindo o milho americano.


Não há comentários para exibir