Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Clima: Os próximos 15 dias

Por: Equipe Agrinvest
Artigo, Clima
Publicado em: 25/03/2024 09:56

Icone Icone Icone Icone

CHUVAS ACUMULADAS ÚLTIMOS 5 DIAS

Brasil/Paraguai/Argentina: A frente fria passou pelo Sul do Brasil, fazendo com que chuvas muito fortes ocorressem no Rio Grande do Sul na semana passada. O avanço dessa frente fria para outros estados do Brasil, causou chuvas fortes em uma faixa mais localizada do Sudeste, envolvendo parte dos estados de SP, MG, RJ e ES. Essa frente fria também contribuiu para que as áreas de instabilidade da região Central, se convertessem em precipitações, que ainda ocorrem nesta 2ª-feira. Na Argentina e Paraguai, o clima foi predominantemente mais seco, favorecendo a colheita da soja e milho argentino.


CLIMA PARA OS PRÓXIMOS 15 DIAS

Próximos 1-5 dias: O avanço de uma massa de ar polar na região Sul do Brasil, segue influenciando em temperaturas mais amenas e poucas precipitações. Ao longo dessa semana, as temperaturas voltam a subir gradualmente, mas a ação da massa de ar polar ainda inibe a possibilidade de precipitações. O destaque fica para o Sul do MS, que não deve receber chuvas essa semana e só terá alguma ocorrência, no começo da próxima semana.

Próximos 6-10 dias: Uma nova frente fria se forma na região Sul, causando chuvas mais generalizadas em todo PR, SC e RS, especialmente da parte central para oeste desses três estados. Essas chuvas que estão sendo previstas, se estendem também para boa parte do PY. Contudo, embora os volumes sejam significativos, as precipitações tendem a ocorrer em um curto intervalo de tempo. O corte das chuvas no Sul, se deve a influência do resfriamento das águas do Oceano Atlântico, impedindo a formação e nuvens de chuvas.

Próximos 11-15: Um corredor de umidade se forma na parte Central e Norte do Brasil, mantendo chuvas irregulares, porém, mais frequentes para todo o MATOPIBA e Centro-Oeste do BR nos próximos 15 dias. Essas chuvas tendem a ocorrer em toda a primeira quinzena de abril. Entretanto, a mudança do fenômeno El Niño para uma neutralidade entre os meses de abril e maio, pode cortar as chuvas mais cedo neste outono em grande parte das regiões do Brasil, especialmente na região Central, Sul e Sudeste, mas até lá, ainda veremos boas chuvas ocorrendo, irregulares, mas que serão benéficas ao milho safrinha.

No Call Estratégico de 24/mar, falamos sobre as atualizações do La Niña para 2024.

Saiba mais em:

Tour da Semana 24/mar

 


Não há comentários para exibir