Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Clima: Atualizações da La Niña

Por: Giulia Zenidin
Artigo, Clima
Publicado em: 22/03/2024 09:43

CHUVAS ACUMULADAS ÚLTIMOS 5 DIAS

Argentina/Paraguai: Choveu bem na Argentina essa última semana, com ocorrência de granizo em algumas regiões. As precipitações abundantes causaram excesso de água para algumas lavouras de soja e milho, impactando ainda, as atividades de colheita. Boa parte do PY também registrou bons volumes no acumulado de cinco dias.

Brasil: A frente fria que se desenvolveu nos últimos dias, trouxe fortes tempestades para o Sul do Brasil, com destaque para o Rio Grande do Sul, que enfrentou chuvas torrenciais, situações de alagamentos nas cidades e excesso de umidade no campo, impedindo o avanço da colheita da soja. Nas demais regiões, uma área de instabilidade se formou e trouxe chuvas muito bem vindas na região Central, parte do Centro-Oeste e MATOPIBA.


CLIMA PARA OS PRÓXIMOS 15 DIAS

Próximos 1-5 dias: A migração da frente fria que se formou no Sul para outras regiões, vai causar instabilidade na parte Central e Norte do Brasil, formando um corredor de umidade. Contudo, as precipitações ocorrerão mais em formas de pancadas, mas pode haver maior abundância de chuvas na faixa que vai de RO à SP, englobando os estados de MT, GO, norte do MS e Sudoeste de MG. O avanço de uma massa de ar polar, diminui as temperaturas no Sul, impede a formação de nuvens de chuvas e deixa o tempo mais aberto.

Próximos 6-10 dias: O avanço gradual de uma nova frente fria formada entre Argentina e Uruguai, avança para o Sul do Brasil na virada do mês, fazendo as chuvas retornarem para esta região. Porém, essas precipitações serão muito irregulares, isto porque, o resfriamento das águas do Oceano Atlântico, barram a formação mais acentuada de umidade. Por outro lado, as águas do Atlântico do Sudeste ao Nordeste do Brasil, continuarão mais aquecidas e por isso, as chuvas ficarão mais concentradas na faixa Central e MATOPIBA nos primeiros dias de abril.

Próximos 11-15: A mudança do fenômeno El Niño para uma neutralidade entre os meses de abril e maio, pode cortar as chuvas mais cedo neste outono em grande parte das regiões do Brasil, especialmente na região Central, Sul e Sudeste. Pode acontecer algumas chuvas neste período, porém, em forma de pancadas.


ATUALIZAÇÕES DA LA NIÑA 2024

O outono será marcado pela transição do El Niño para neutralidade, enquanto o inverno marcará a transição da neutralidade e a La Niña. Os modelos que medem a intensidade da La Niña, sinalizam que...

Deseja ler esta notícia completa?

Clique nos botões abaixo para conectar-se