Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Clima: Melhora das previsões para Abril

Por: Giulia Zenidin
Artigo, Clima
Publicado em: 21/03/2024 08:39

Icone Icone Icone Icone

CLIMA PARA OS PRÓXIMOS 15 DIAS

Próximos 1-5 dias: A frente fria que se desenvolve no Sul do Brasil, já está causando chuvas abundantes no RS, parte da ARG e PY. Entre hoje e amanhã, essa frente fria vai migrando para os demais estados do Sul e Sudeste do BR. Isso também acentua as áreas de instabilidade na região Central, fazendo com que as precipitações voltem a ocorrer em importantes regiões produtoras. Chuvas irregulares também podem ocorrer em todo o MATOPIBA, porém, mais em forma de pancadas. Vale comentar que uma massa de ar polar se desenvolve já neste final de semana no Extremo Sul, amenizando as temperaturas.

Próximos 6-10 dias: O avanço gradual da frente fria do Sul, forma um corredor de umidade nas regiões do Sudeste, Centro e Norte do Brasil, se convertendo em bons volumes de chuvas ao longo da próxima semana. Enquanto isso, devemos ver um tempo mais firme e de poucas chuvas no PR, SC e RS, o que contribui para a continuidade da colheita da soja, em especial no RS, que está dando início aos trabalhos.

Próximos 11-15: Uma nova frente fria se forma no Sul do Brasil, trazendo mais chuvas no início do mês de abril. Até ontem, os modelos climáticos sinalizavam que essas precipitações, que aos poucos se deslocam do Sul para a parte Central e Norte do país, poderiam ocorrer somente até 10 de abril e depois termos um longo período de seca. Mas agora, principalmente a região do Cerrado, poderá ter chuvas até dia 20 de abril, amenizando as preocupações que se vinha tendo com o milho safrinha. O modelo GFS (americano) é mais conservador, prevendo chuvas na parte Central até dia 17 de abril. Mas o modelo EC (europeu), que vem acertando mais, por enquanto, estende essa previsão até meados de 20 de abril.

 


Não há comentários para exibir