Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Clima: Temperaturas elevadas em boa parte do Brasil

Por: Equipe Agrinvest
Artigo, Clima
Publicado em: 13/03/2024 14:34

Icone Icone Icone Icone

O destaque da semana são as temperaturas elevadas em boa parte do Brasil. O bolsão de ar quente atinge o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. As temperaturas têm sido mais elevadas na região Oeste do Brasil, passando facilmente dos 35°C. Mas também, geram preocupação para parte da Argentina, já que isso vem causando estresse térmico para as lavouras de soja e milho.


CLIMA PARA OS PRÓXIMOS 15 DIAS

Próximos 1-5 dias: A massa de ar quente e seca continua predominando ao longo dessa semana e também impede o avanço de uma frente fria que vem tentando se estabelecer na região Sul do BR. A partir da semana que vem, essa onda de calor começa a se dissipar. Isso deve contribuir para a ocorrência de chuvas nas regiões Central e Norte do Brasil, onde as áreas de instabilidades devem favorecer as precipitações.

Próximos 6-10 dias: O rompimento do bloqueio da massa de ar quente, também irá propiciar o estabelecimento de uma frente fria na região Sul do Brasil, Argentina e Paraguai, causando chuvas para os estados de PR, SC e se estendendo ainda para boa parte da região Sudeste e Centro-Oeste, especialmente a partir do dia 20 de março.

Próximos 11-15: Março ainda se encerra com boas chuvas, mas a preocupação começa junto com o mês de abril, que continua se mostrando mais seco que o habitual, tanto no modelo americano, como europeu. Até o dia 10 de abril, a região do MATOPIBA e o restante do Norte do BR ainda deverá receber boas chuvas, mas a região Central já poderá sinalizar redução nas precipitações, o que pode ser prejudicial para o desenvolvimento do milho safrinha.

 


Não há comentários para exibir