Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Clima: Os próximos 15 dias

Por: Equipe Agrinvest
Artigo, Clima
Publicado em: 11/03/2024 09:10

Icone Icone Icone Icone

ACUMULADO DE CHUVAS ÚLTIMOS 5 DIAS

Argentina/Paraguai: No último final de semana, a Argentina recebeu importantes pancadas de chuvas, favorecendo o desenvolvimento das lavouras de soja e milho. As precipitações ocorreram principalmente na região Núcleo e Noroeste do país.

Brasil: Boas chuvas reportadas nas regiões Norte e Sul do Brasil, com alguns pontos de chuvas irregulares no Centro-Oeste e Sudeste do país. Uma faixa do MT, MS e GO, apresentaram boas precipitações, enquanto outras, tiveram poucas ocorrências de chuvas. O mesmo aconteceu em SP, onde a região central e oeste tiveram poucas chuvas, enquanto a região litorânea, se estendendo ao Sul de MG, teve maior volume de precipitações.


PREVISÕES PARA OS PRÓXIMOS 15 DIAS

Próximos 1-5 dias: Uma frente fria está se formando na região Sul do Brasil, ficando mais localizada no Rio Grande do Sul e levando chuvas também para parte da Argentina e Uruguai. Há também o desenvolvimento de um corredor de umidade na região Central do Brasil, ocasionando chuvas para boa parte dos estados da região Sudeste e Centro-Oeste. Continua chovendo bem na região do MATOPIBA e Nordeste do Brasil.

Próximos 6-10 dias: No próximo final de semana e ao longo da semana que vem, as precipitações que se localizam mais ao Norte e Sul do Brasil, vão se distribuindo e se estendem para as demais regiões. Ainda assim, os maiores volumes, permanecerão concentrados nos dois extremos do país. No Sul, devido ao predomínio da frente fria e no MATOPIBA, as chuvas continuarão sendo provocadas por uma zona de convergência tropical.

Próximos 11-15 dias: A frente fria no Sul e a zona de convergência ao Norte, ainda continuará predominando, o que, portanto, irá manter o mês de março bastante chuvoso, até mesmo na segunda quinzena. Deve haver uma irregularidade nas chuvas na região central, o que pode favorecer o avanço do plantio das culturas de inverno e tratos culturais. Contudo, o clima predominantemente mais úmido no Sul, pode causar atraso na janela de plantio do trigo e desacelerar o ritmo do plantio do milho 2ª safra, especialmente no PR.

 


Não há comentários para exibir