Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

🗒️ Nota 01: Boletim Focus:Projeção do PIB sobe e expectativa para o IPCA é a menor em um ano

Por: Equipe Agrinvest
Nota, Macro
Publicado em: 27/02/2024 16:38

Icone Icone Icone Icone

O Banco Central do Brasil divulgou hoje pela manhã o relatório semanal do Boletim Focus, que trouxe as projeções atualizadas até o dia 23 de janeiro das principais instituições financeiras do país para os indicadores macroeconômicos mais relevantes.

Por conta da greve temporária dos servidores do BC na semana passada, o Boletim Focus teve sua divulgação nessa semana adiada de ontem para hoje.

As estimativas para 2024 sofreram alterações para o IPCA e o PIB. As expectativas para a taxa cambial e a taxa Selic para o final desse ano foram mantidas inalteradas.

O destaque do relatório ficou para a melhora da projeção do PIB pela segunda semana seguida. Agora os analistas projetam um crescimento de 1,75% da economia brasileira em 2024, ante 1,68% na semana retrasada.

O resultado acima do esperado para o IBC-Br de dezembro, divulgado na semana passada, motivou essa alteração na projeção do PIB brasileiro desse ano. O IBC-Br, que serve como uma proxy do PIB do país, registrou alta mensal de 0,82% ante 0,75% de expectativa. E o número de novembro foi revisado de 0,01% para 0,10%.

Apesar desses dados serem referentes a 2023, o desempenho econômico melhor que o esperado no fim do ano passado, sugere que a economia brasileira vai iniciar 2024 mais forte, o que requer uma revisão para cima no PIB desse ano.

Apesar da expectativa de melhora do PIB esse ano, os analistas reduziram marginalmente suas expectativas inflacionárias para 2024. A projeção do IPCA recuou de 3,82% na semana retrasada para 3,80% na semana passada, menor projeção para a inflação desse ano desde janeiro de 2023. Recentes números inflacionários abaixo do esperado, abrem espaço para melhora na expectativa inflacionária de 2024.

Com a expectativa inflacionária abaixo do teto da meta (4,50%), os analistas mantêm suas projeções de taxa Selic encerrando esse ano em 9%. Portanto, o mercado ainda espera um corte de 2,25 p.p. na taxa de juros do Brasil até o final de 2024. Essa estimativa segue estável nas últimas 9 semanas.

Para o dólar, o mercado manteve projeção de dólar em R$ 4,93 ao final desse ano.


ABAIXO A EVOLUÇÃO DAS ESTIMATIVAS AO LONGO DOS ÚLTIMOS 8 MESES

 


Não há comentários para exibir